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Avaliação Institucional

Este espaço foi criado com a finalidade de atualizar constantemente os dados relacionados ao processo da auto-avaliação institucional da UNIJORGE.

Nesse sentido, espera-se disponibilizar as informações correspondentes às Legislações Externas e Internas que regulamentam a Comissão Própria de Avaliação e o processo de avaliação, às ações planejadas em cada semestre e os resultados alcançados e, especialmente, as estratégias de incorporação desses resultados no planejamento da gestão acadêmico-administrativa da instituição.

SINAES

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído através da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, cujo objetivo é assegurar a avaliação integrando três modalidades:

  • Avaliação das Instituições de Ensino Superior (AVALIES) - composta pelo processo de auto-avaliação (coordenada pela Comissão Própria de Avaliação - CPA) e da avaliação externa (comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP).
  • Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) - associado ao processo de reconhecimento e renovação do reconhecimento, incluindo visitas in loco de Comissão Externa.
  • Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) - utiliza procedimentos amostrais para selecionar alunos ingressantes e concluintes do curso.

A finalidade do SINAES é, portanto, construtiva e formativa, pois, ao envolver a comunidade acadêmica, cria e desenvolve a cultura de avaliação nas Instituições de Ensino Superior.

Legislações / Portarias
http://www.inep.gov.br/superior/avaliacao_institucional/legislacao.htm

CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem por função coordenar e articular o processo de auto-avaliação da instituição.

A composição da CPA conta com a participação de representantes da comunidade acadêmica (discente, docente, técnico-administrativo) e da sociedade civil.

Contato: cpa@unijroge.edu.br
 
Atual composição:

Nome Representação
Alessandra Argolo Espírito Santo Presidente
Ana Terse Tavares Soares Docente EAD
Loris dos Anjos A. Brantes Docente Paralela
Abraão Oliveira Silva Docente Comércio
Sufia Maria Miranda de Oliveira Discente Comércio
Brenda Lucena de Oliveira  Ramos Discente EAD
Lígia Menezes Santos Sumi Discente Paralela
Jayme Balleiro Sociedade Civil
Jaqueline Sampaio Schramm Mota Técnico-Administrativo EAD
Patrícia Barbosa Abreu Técnico-Administrativo Paralela
Marivanda Ferreira Silva Técnico-Administrativo Comércio
 
HISTÓRICO

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Jorge Amado, elaborado em 2002, já indicava que a avaliação "é o ponto de partida para a reflexão permanente sobre as mudanças necessárias na instituição e, principalmente, na qualidade do ensino e da aprendizagem".

A partir deste diagnóstico, os representantes da comunidade, envolvidos no processo, analisam todas as evidências e propõem ações que venham a contribuir para a busca de maior qualidade acadêmica e institucional.

Ao longo dos anos, desde o início do desenvolvimento do processo de auto-avaliação, e de forma gradativa, a cultura da avaliação vem sendo assimilada. Hoje, pode ser afirmado que a auto-avaliação vem sendo compreendida como uma alavanca para o crescimento da instituição. Considerando que a auto-avaliação é uma realidade vivenciada no UNIJORGE há alguns anos, por meio de um processo que apresenta bons resultados, a CPA vem dando continuidade aos trabalhos, promovendo os ajustes advindo das dimensões do novo sistema, o SINAES.

PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA JORGE AMADO

Para a Jorge Amado a Avaliação Institucional parte de princípios norteadores como ser contínua e organizada, tendo foco nos processos coletivos, e não na avaliação do indivíduo. Logo, é criada uma cultura de avaliação em toda a instituição, focalizada na constante melhoria e renovação de suas atividades. Além disso, fornece à gestão institucional, ao poder público e à sociedade uma análise crítica e contínua da eficiência, eficácia e efetividade acadêmica da universidade.

O Plano de Avaliação Institucional é um "instrumento de política educacional" e, portanto, de sustentação da qualidade do ensino, que é realizado de maneira autônoma e integrada, com a participação ativa da comunidade acadêmica, através de suas instâncias representativas.

DEFINIÇÃO

A Avaliação Institucional é um trabalho permanente de reflexão sobre a prática universitária através de um processo interno de pesquisa e discussão, gerando instrumentos para o planejamento e gestão da Instituição de Ensino Superior (IES).

Dessa forma, a instituição acredita que a finalidade última da avaliação não seja classificar, nem tão pouco selecionar e excluir, mas que os resultados possam ser analisados a fim de que sejam propostos caminhos, metas, estratégias que vão ao encontro de nossas intenções educativas e responsabilidades sociais.

OBJETIVOS
  • Conhecer as características organizativas e de funcionamento da instituição;
  • Identificar e diagnosticar seus problemas;
  • Rever e aperfeiçoar o projeto acadêmico e sócio-político da instituição;
  • Utilizar de modo ético, eficiente e relevante os recursos humanos e materiais da instituição;
  • Prestar contas à sociedade da consonância de suas ações com as demandas científicas e sociais da atualidade;
  • Promover, pelo estudo consciente e planejado, uma adequação da instituição às exigências de um mercado cada vez mais consciente e crítico;
  • Sugerir propostas de mudança e orientar a tomada de decisões, a fim de controlar e melhorar a qualidade da educação oferecida.
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