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Avaliação Institucional

Este espaço foi criado com a finalidade de atualizar constantemente os dados relacionados ao processo da auto-avaliação institucional da Unijorge.

Nesse sentido, espera-se disponibilizar as informações correspondentes às Legislações Externas e Internas que regulamentam a Comissão Própria de Avaliação e o processo de avaliação, às ações planejadas em cada semestre e os resultados alcançados e, especialmente, as estratégias de incorporação desses resultados no planejamento da gestão acadêmico-administrativa da instituição.

SINAES

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído através da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, cujo objetivo é assegurar a avaliação integrando três modalidades:

  • Avaliação das Instituições de Ensino Superior (AVALIES) - composta pelo processo de auto-avaliação (coordenada pela Comissão Própria de Avaliação - CPA) e da avaliação externa (comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP).
  • Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) - associado ao processo de reconhecimento e renovação do reconhecimento, incluindo visitas in loco de Comissão Externa.
  • Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) - utiliza procedimentos amostrais para selecionar alunos ingressantes e concluintes do curso.

A finalidade do SINAES é, portanto, construtiva e formativa, pois, ao envolver a comunidade acadêmica, cria e desenvolve a cultura de avaliação nas Instituições de Ensino Superior.

Legislações / Portarias
http://www.inep.gov.br/superior/avaliacao_institucional/legislacao.htm

CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem por função coordenar e articular o processo de auto-avaliação da instituição.

A composição da CPA conta com a participação de representantes da comunidade acadêmica (discente, docente, técnico-administrativo) e da sociedade civil.

Contato: cpa@unijroge.edu.br
 
Atual composição:

Representantes do Campus Comércio
Abraão Oliveira Silva
Docente
Andrea da Silva Passos
Técnico-administrativo
Manuel Alves de Sousa Junior
Discente
Representantes do Campus Tancredo Neves
Loris Brantes
Docente
Thaiana Silva Lima Pereira
Discente
Doralice Lauton Barboza de Sousa
Técnico-administrativo
Representantes do Campus Paralela
Ana Terse Soares
Docente
Patrícia Barbosa Abreu
Técnico-administrativo
Lígia Menezes Santos Sumi
Discente
Representantes do Ensino a Distância
Alessandra Argolo Espirito Santo Carvalho
Presidente/Técnico-administrativo EAD
Jaqueline Sampaio Schramm Mota
Docente
Talytta Matos
Discente
Edilúcio Fernandes
Sociedade Civil
 
HISTÓRICO

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unijorge, elaborado em 2002, já indicava que a avaliação "é o ponto de partida para a reflexão permanente sobre as mudanças necessárias na instituição e, principalmente, na qualidade do ensino e da aprendizagem".

A partir deste diagnóstico, os representantes da comunidade, envolvidos no processo, analisam todas as evidências e propõem ações que venham a contribuir para a busca de maior qualidade acadêmica e institucional.

Ao longo dos anos, desde o início do desenvolvimento do processo de auto-avaliação, e de forma gradativa, a cultura da avaliação vem sendo assimilada. Hoje, pode ser afirmado que a auto-avaliação vem sendo compreendida como uma alavanca para o crescimento da instituição. Considerando que a auto-avaliação é uma realidade vivenciada no Unijorge há alguns anos, por meio de um processo que apresenta bons resultados, a CPA vem dando continuidade aos trabalhos, promovendo os ajustes advindo das dimensões do novo sistema, o SINAES.

PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA JORGE AMADO

Para a Unijorge a Avaliação Institucional parte de princípios norteadores como ser contínua e organizada, tendo foco nos processos coletivos, e não na avaliação do indivíduo. Logo, é criada uma cultura de avaliação em toda a instituição, focalizada na constante melhoria e renovação de suas atividades. Além disso, fornece à gestão institucional, ao poder público e à sociedade uma análise crítica e contínua da eficiência, eficácia e efetividade acadêmica da universidade.

O Plano de Avaliação Institucional é um "instrumento de política educacional" e, portanto, de sustentação da qualidade do ensino, que é realizado de maneira autônoma e integrada, com a participação ativa da comunidade acadêmica, através de suas instâncias representativas.

DEFINIÇÃO

A Avaliação Institucional é um trabalho permanente de reflexão sobre a prática universitária através de um processo interno de pesquisa e discussão, gerando instrumentos para o planejamento e gestão da Instituição de Ensino Superior (IES).

Dessa forma, a instituição acredita que a finalidade última da avaliação não seja classificar, nem tão pouco selecionar e excluir, mas que os resultados possam ser analisados a fim de que sejam propostos caminhos, metas, estratégias que vão ao encontro de nossas intenções educativas e responsabilidades sociais.

OBJETIVOS
  • Conhecer as características organizativas e de funcionamento da instituição;
  • Identificar e diagnosticar seus problemas;
  • Rever e aperfeiçoar o projeto acadêmico e sócio-político da instituição;
  • Utilizar de modo ético, eficiente e relevante os recursos humanos e materiais da instituição;
  • Prestar contas à sociedade da consonância de suas ações com as demandas científicas e sociais da atualidade;
  • Promover, pelo estudo consciente e planejado, uma adequação da instituição às exigências de um mercado cada vez mais consciente e crítico;
  • Sugerir propostas de mudança e orientar a tomada de decisões, a fim de controlar e melhorar a qualidade da educação oferecida.
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