Este espaço foi criado com a finalidade de atualizar constantemente os dados relacionados ao processo da auto-avaliação institucional da Unijorge.
Nesse sentido, espera-se disponibilizar as informações correspondentes às Legislações Externas e Internas que regulamentam a Comissão Própria de Avaliação e o processo de avaliação, às ações planejadas em cada semestre e os resultados alcançados e, especialmente, as estratégias de incorporação desses resultados no planejamento da gestão acadêmico-administrativa da instituição.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído através da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, cujo objetivo é assegurar a avaliação integrando três modalidades:
A finalidade do SINAES é, portanto, construtiva e formativa, pois, ao envolver a comunidade acadêmica, cria e desenvolve a cultura de avaliação nas Instituições de Ensino Superior.
Legislações / Portarias
http://www.inep.gov.br/superior/avaliacao_institucional/legislacao.htm
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem por função coordenar e articular o processo de auto-avaliação da instituição.
A composição da CPA conta com a participação de representantes da comunidade acadêmica (discente, docente, técnico-administrativo) e da sociedade civil.
Contato: cpa@unijroge.edu.br
Atual composição:
Representantes do Campus Comércio
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Abraão Oliveira Silva
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Docente
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Andrea da Silva Passos
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Técnico-administrativo
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Manuel Alves de Sousa Junior
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Discente
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Representantes do Campus Tancredo Neves
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Loris Brantes
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Docente
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Thaiana Silva Lima Pereira
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Discente
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Doralice Lauton Barboza de Sousa
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Técnico-administrativo
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Representantes do Campus Paralela
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Ana Terse Soares
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Docente
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Patrícia Barbosa Abreu
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Técnico-administrativo
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Lígia Menezes Santos Sumi
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Discente
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Representantes do Ensino a Distância
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Alessandra Argolo Espirito Santo Carvalho
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Presidente/Técnico-administrativo EAD
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Jaqueline Sampaio Schramm Mota
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Docente
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Talytta Matos
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Discente
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Edilúcio Fernandes
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Sociedade Civil
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O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unijorge, elaborado em 2002, já indicava que a avaliação "é o ponto de partida para a reflexão permanente sobre as mudanças necessárias na instituição e, principalmente, na qualidade do ensino e da aprendizagem".
A partir deste diagnóstico, os representantes da comunidade, envolvidos no processo, analisam todas as evidências e propõem ações que venham a contribuir para a busca de maior qualidade acadêmica e institucional.
Ao longo dos anos, desde o início do desenvolvimento do processo de auto-avaliação, e de forma gradativa, a cultura da avaliação vem sendo assimilada. Hoje, pode ser afirmado que a auto-avaliação vem sendo compreendida como uma alavanca para o crescimento da instituição. Considerando que a auto-avaliação é uma realidade vivenciada no Unijorge há alguns anos, por meio de um processo que apresenta bons resultados, a CPA vem dando continuidade aos trabalhos, promovendo os ajustes advindo das dimensões do novo sistema, o SINAES.
Para a Unijorge a Avaliação Institucional parte de princípios norteadores como ser contínua e organizada, tendo foco nos processos coletivos, e não na avaliação do indivíduo. Logo, é criada uma cultura de avaliação em toda a instituição, focalizada na constante melhoria e renovação de suas atividades. Além disso, fornece à gestão institucional, ao poder público e à sociedade uma análise crítica e contínua da eficiência, eficácia e efetividade acadêmica da universidade.
O Plano de Avaliação Institucional é um "instrumento de política educacional" e, portanto, de sustentação da qualidade do ensino, que é realizado de maneira autônoma e integrada, com a participação ativa da comunidade acadêmica, através de suas instâncias representativas.
A Avaliação Institucional é um trabalho permanente de reflexão sobre a prática universitária através de um processo interno de pesquisa e discussão, gerando instrumentos para o planejamento e gestão da Instituição de Ensino Superior (IES).
Dessa forma, a instituição acredita que a finalidade última da avaliação não seja classificar, nem tão pouco selecionar e excluir, mas que os resultados possam ser analisados a fim de que sejam propostos caminhos, metas, estratégias que vão ao encontro de nossas intenções educativas e responsabilidades sociais.