A Unijorge

Novo campus Tancredo Neves A Unijorge Experiência Universitária Memorável Rede Ilumno Avaliação Institucional Cátedra em Acessibilidade na EAD Organograma Plano de Desenvolvimento Institucional Telefones e Ramais Código de Ética e Estatuto Infraestrutura e Localização Níveis e Setores Vivenciando
O Centro Universitário

Inaugurado em 1999, o Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) forma cidadãos globais, tecnologicamente capacitados e socialmente responsáveis por meio de cursos de graduação (divididos entre bachareladoslicenciaturas e cursos superiores de tecnologia), pós-graduação e extensão pertencentes a um amplo projeto de formação com foco na excelência, balizado por sólidos princípios éticos e de comprometimento com o indivíduo e a sociedade.

Os cursos da Unijorge são estruturados para atender às rigorosas diretrizes educacionais com uma proposta didático-pedagógica que busca preparar profissionais com saberes que os destaquem em suas áreas de atuação, sempre atendendo a todas as exigências feitas pelo Ministério da Educação (MEC), sem ter qualquer pedido de reconhecimento indeferido em seu histórico.
 

Missão

Produzir, sistematizar e difundir conhecimentos que contribuam com a formação de profissionais éticos, empreendedores, dotados de senso crítico, sensibilidade cultural e inteligência criativa, conscientes do seu papel social e do seu compromisso com a cidadania.

Visão

Ser reconhecida como uma instituição educativa contemporânea, inovadora e democrática, referência pela excelência do Projeto Pedagógico Institucional práticas administrativas horizontais e sustentáveis; e das políticas inclusivas e afirmativas de responsabilidade social. 

Valores corportativos
 
Os valores institucionais constituem os fundamentos das referências culturais e éticas, que são a inspiração de planejamento e de ação da comunidade acadêmica da Unijorge.
 
A comunidade Unijorge tem a responsabilidade ética, política e técnica de agir como curadores dos valores institucionais, patrimônio intangível proclamados pelos dirigentes como horizonte de continuidade, expansão e inovação.
 
As referências culturais e éticas devem potencializar as realizações de cada um dos integrantes da instituição que têm os seus estilos, as suas marcas pessoais e que devem ser respeitados.
São os valores da Unijorge:
  • Crença no ser humano como capaz de se desenvolver, servir, influenciar e de buscar oportunidades em prol de si mesmo, da instituição e da sociedade;
  • Consciência ética nas decisões e atitudes individuais e coletivas, buscando conciliar interesse pessoal, institucional e da sociedade;
  • Sinergia e equidade nas decisões, através da ação coordenada e integrada que considere os sujeitos e territórios de gestão que fazem parte da comunidade acadêmica;
  • Inteligibilidade nas atitudes, primando por uma comunicação objetiva, significativa, agregadora e democrática;
  • Senso de equipe, como forma política de dinamizar e maximizar a diversidade dos serviços prestados pela instituição;
  • Responsabilidade com o trabalho, com o patrimônio tangível e intangível que a todos foi confiado pelos acionistas;
  • Compromisso com a efetividade e a qualidade do trabalho acadêmico, acompanhando o processo de concepção, planejamento, construção e avaliação.
  • Postura de gestão alinhada com a missão, a visão, os valores e os princípios institucionais como referência ética e administrativa à comunidade acadêmica.
Objetivos e Metas

São objetivos do Centro Universitário Jorge Amado:

  • Promover o desenvolvimento do conhecimento científico em articulação com os diversos saberes construídos na realidade empírica, estimulando a interpretação e a compreensão reflexiva no processo de aprendizagem discente.
  • Formar profissionais em diferentes áreas de conhecimento para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborar na sua formação contínua.
  • Formar profissionais com habilidades de leitura, de avaliação e de intervenção no contexto social, considerando a amplitude, a diversidade e a complexidade das demandas contemporâneas.
  • Incentivar o trabalho de iniciação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia com base nos princípios da ética, da democracia, da responsabilidade social e da coexistência das diferenças.
  • Reconhecer e valorizar a diversidade cultural circulante na instituição e na realidade macrossocial, como legado de memória e de identidade política que reflete a aprendizagem significativa entre os sujeitos em uma dinâmica coletiva e interativa.
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos para comunicar o saber por meio do ensino, de publicações e de formas de socialização do conhecimento estabelecidas pelos princípios da equidade e dos direitos humanos.
  • Promover o conhecimento acadêmico na direção do aperfeiçoamento profissional e sociopolítico contínuo, com base em práticas pedagógicas problematizadoras que estimulem a autonomia e a pró-atividade, considerando a história das gerações como referência para a aprendizagem.
  • Prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade e de conhecimento horizontal, em um trabalho institucional de extensão acadêmica referido nos princípios da responsabilidade social.
  • Efetivar intercâmbios e interações acadêmicas com instituições que promovam a educação, a ciência, a cultura e a arte, a fim de assegurar a universalidade da missão institucional de formar profissionais socialmente responsáveis atualizados tecnologicamente.

Considerando a missão institucionalmente estabelecida e buscando assegurar o cumprimento de nossos objetivos, foram estabelecidas as seguintes metas prioritárias:

  • Manutenção da reconhecida qualidade de ensino;
  • Permanente reestruturação dos cursos, visando à atuação integrada, à interdisciplinaridade e à indissociabilidade do ensino, iniciação científica e extensão;
  • Implantação e consolidação de programas de pós-graduação;
  • Adequação permanente da Biblioteca às necessidades do ensino e da extensão;
  • Adequação contínua dos Laboratórios às necessidades do ensino e extensão;
  • Ampliação e atualização de equipamentos necessários ao bom funcionamento dos órgãos de Coordenação, nas áreas de graduação, pós-graduação e extensão;
  • Consolidação do Centro de Carreiras;
  • Expansão do Programa de Iniciação Científica;
  • Incremento dos programas de prestação de serviços à comunidade e de extensão, mediante a divulgação dos resultados do ensino e das pesquisas desenvolvidas, e da promoção de cursos de capacitação nos diferentes segmentos profissionais;
  • Incentivo à participação do Pessoal Discente, Docente e Técnico- Administrativo, no desenvolvimento do Centro Universitário;
  • Consolidação do Programa de Avaliação Institucional.
     
Campus Tancredo Neves - Novo!
Avenida Tancredo Neves, Civil Trade, n 1367 - Caminho das Árvores Salvador-Ba     71 3206-8000
Campus Paralela
Av. Luis Viana, n. 6775, Paralela Salvador-BA CEP:41.745-130     71 3206-8000
Campus Comércio
Prédio III
Rua dos Algibebes, 6/12 Edf. Os Gonçalves - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8732
Prédio IV
Rua Miguel Calmon, 42, Edf. São Paulo - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8750
Atendimento
Atendimento:
(71) 3206-8000
2007 - 2018. Unijorge. CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital