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Plano de Desenvolvimento Institucional

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), que norteará suas ações no período de 2016 a 2020, foi elaborado a partir da colaboração dos diferentes atores que compõem a comunidade acadêmica.

Representa desse modo, o resultado de um intenso trabalho pautado tanto nas ações realizadas pela Instituição no período de 2008 a 2015, quanto nas reflexões e discussões do que a Instituição pretende ser. O referido resultado toma como principal referência a Avaliação Institucional.

O documento apresenta projeções que irão delinear o desenvolvimento sustentado da Instituição e seu fortalecimento em suas comunidades por meio da realização de sua missão e projeto pedagógico.

Em 1999, com a denominação de Faculdade Diplomata, a Unijorge iniciou suas atividades na cidade de Salvador e desde essa ocasião vem sedimentando seu compromisso com a educação e a formação de profissionais, através da oferta de cursos de graduação e posteriormente de pós graduação.

A Unijorge tem a missão de produzir, sistematizar e difundir conhecimentos que contribuam com a formação de profissionais éticos, empreendedores, dotados de senso crítico, sensibilidade cultural e inteligência criativa, conscientes do seu papel social e do seu compromisso com a cidadania. E a visão de ser reconhecida como uma instituição educativa contemporânea, inovadora e democrática, referência pela excelência do Projeto Pedagógico Institucional, pelas práticas administrativas horizontais e sustentáveis; e por suas políticas inclusivas e afirmativas de responsabilidade social. 

A abordagem pedagógica do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) reconhece a necessidade de promoção contínua e progressiva da autonomia do estudante conduzindo-o a tornar-se, cada vez mais, sujeito de sua aprendizagem. Para tanto, elege a abordagem humanística e o socioconstrutivismo para a construção do conhecimento. Os pressupostos formativos subsidiam e definem os processos de ensino - aprendizagem vinculados às circunstâncias conjunturais dos contextos internacionais e nacionais, de onde decorre um projeto humano e profissional. Essas teorias estão contidas e representadas nas metodologias ativas da Aprendizagem Significativa.

Quanto ao perfil do aluno, para atingir a complexidade de um perfil cujo percurso é atuar na realidade política e cultural dominada por crises e paradoxos, as instituições educacionais se veem com o desafio de investir na formação de profissionais que adquiram competências tanto generalistas, quanto especializadas. O que se pretende é que o educando desenvolva visão crítica da sociedade global e múltiplas habilidades para se tornar agente de transformação.
Por tais considerações, o Projeto Pedagógico da Unijorge assume para si o papel de educar e de instruir, concebendo o ensino como a atividade que deve conduzir à aprendizagem como processo pessoal de ressignificação, assimilação e acomodação do objeto de conhecimento na estrutura mental do sujeito. Subjetividade e cultura se articulam nesta produção mediada pela palavra, assim como a interação social a enriquece. A base do conhecimento, portanto, consiste na atividade mental construtiva do aluno, que exerce um papel ativo em sua aprendizagem. É o aluno – ativo – quem escolhe, elimina, recorta, coordena, estrutura e (re)organiza os dados significativos para sua aprendizagem.

Além da implementação de metodologias diferenciadas, acreditando na formação convergente entre teoria e prática, a UNIJORGE implementou espaços propícios à aprendizagem, os quais denomina de Núcleos Profissionalizantes que propiciam práticas sociais, atendimentos à comunidade e atuação profissional durante o processo formativo.

As possibilidades educativas resultantes do desenvolvimento tecnológico apontam para a necessidade de mudanças de paradigmas educacionais. Nessa perspectiva, insere-se a proposta institucional de hibridização do ensino, com a implantação de sistemas eletrônicos como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Sistema de Gestão de Provas (SGP), Biblioteca. O Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância foi criado em 2004 como espaço privilegiado de consolidação e fomento das propostas pedagógicas de inserção da educação a distância. Virtualizar-se significa promover possibilidades de construção de conhecimento em tempo e/ou espaços diversos sem perder de vista as diretrizes institucionais, podendo inclusive, potencializar um modelo híbrido de modalidades, garantindo que as formações advindas dos diferentes Programas possibilitem a mesma qualidade institucional da modalidade presencial, respeitando-se sempre as diferenças e peculiaridades de cada processo.

O binômio avaliar para intervir ancora a condução do Projeto Pedagógico da Unijorge. Essa relação, ao contrário de ser passiva, remete a um processo ativo de responsabilidade institucional e, também, de responsabilidade individual do corpo discente. A concepção de avaliação para a Unijorge está pautada em dimensões quantitativas e qualitativas, redirecionando o seu foco para um contexto diagnóstico, somativo e formativo que tem como objetivo estabelecer um processo contínuo e dinâmico. Não se restringe, portanto, a momentos estanques, mas é processual.  Nesse sentido, o alvo maior do ato avaliativo é a aprendizagem e a formação acadêmica, profissional e social dos estudantes.

Da mesma forma, o processo de autoavaliação institucional, realizado pela CPA, visibiliza a percepção que a comunidade acadêmica tem sobre a instituição e é instrumento de gestão, possibilitando a realização de intervenções em prol da melhoria contínua da qualidade acadêmica.

As políticas da Unijorge atualizam-se pela concepção acadêmica institucional, em cumprimento à legislação oficial, através da escuta dos setores organizados da sociedade civil, da comunidade acadêmica, dos conselhos institucionais: CONSUPE, CONSEPE, NDE, Colegiados dos Cursos, e representações estudantis, a partir de uma gestão democrática e participativa. As Políticas institucionais encontram-se em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional e articulam-se entre si: Política de Responsabilidade Social; Política de internacionalização; Política de propriedade intelectual e inovação; Política de Atendimento ao Discente; Política de extensão; Política de comunicação institucional; políticas de formação docente; Política de Formação do Corpo Técnico-administrativo; Política de Egresso; Política de Diversidade Humana e Inclusão; Políticas de Educação a Distância; Política de Ensino; política de Graduação; Política de Iniciação Científica; Política de Incentivo à Produção Acadêmica; Política de Pós-graduação Lato Sensu.

A Unijorge tem como principal forma de acesso aos cursos de graduação o processo seletivo vestibular, para estudantes que concluíram o ensino médio, sujeitos à aprovação e classificação em prova de conhecimentos gerais e específicos, dentro das vagas autorizadas e disponíveis por semestre letivo, com ingressos para turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno. As provas atendem às normatizações dos processos seletivos. Outras formas de ingresso nos cursos de graduação são: transferência interna, transferência externa, portador de diploma, Prouni e Enem. As ações de estímulo à permanência são realizadas no âmbito do curso e em ações de programas institucionais.

Por meio de seus cursos distribuídos nos três campi, Paralela, Comércio e Tancredo Neves, a Unijorge firma o compromisso de formar profissionais éticos e capazes de assumir os desafios de uma sociedade em constante mudança, com políticas e programas de ensino, iniciação científica e extensão em consonância com as necessidades locais e as tendências socioeconômicas da sociedade brasileira.

Para os seus cursos de pós-graduação, a Unijorge oferece atividades sobre temas atuais e inovadores, apresentados com uma abordagem prática e dinâmica, que permite ao estudante atualizar sua formação acadêmica e, ao mesmo tempo, compartilhar experiências com professores e colegas. São ofertados, ainda, cursos que são adaptados com soluções educacionais que possam atender melhor as demandas das organizações privadas, governamentais ou do terceiro setor. 

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