Notícias

Aprendendo a empreender - Empreendedores UJ
Publicada no dia 12/06/2019 às 16h45
Curiosidade, multi-habilidades, espírito empreendedor. Que competências o mercado exige do profissional hoje? Na segunda matéria da série Empreendedores UJ, trazemos a história do projeto Aeon, empresa de produção de conteúdo formada pelos estudantes de Publicidade e Propaganda João Pedro, Odara Skubincan, Pedro Augusto, Pedro Luiz e Vivian Alecy, a partir do projeto interdisciplinar Empreender Sonhos, do curso de Comunicação da UJ. É mais um exemplo da formação que vai além das salas de aula.  E de como empreender está no DNA dos alunos da Unijorge.

Aperta o play!
 
Ele começou tímido, com o nome de  Diga aí, catálogos, em 2017, como parte do projeto interdisciplinar Empreender Sonhos. A ideia de montar um produto voltado à confecção de catálogos impressos surgiu da necessidade em oferecer esse tipo de serviço em um segmento escasso de empresas locais. Praticamente inexistente. Aos poucos, foi evoluindo. Incorporou novos serviços, como o audiovisual, e passou a olhar mais atentamente para o mercado. Virou Diga aí, conteúdo. Mas, como premissa básica do empreendedorismo -  a constante evolução -, João Pedro, Odara Skubincan, Pedro Augusto, Pedro Luiz e Vivian Alecy perceberam que reposicionar a marca, conferindo-lhes uma nova identidade, era preciso. Surgiu então o AEON – empresa de produção de conteúdo que oferece produtos diferenciados em matéria de estética e fotografia. Tudo isso, com valores reduzidos.
 
Protagonismo
 
De acordo com a coordenadora do curso, Patrícia Moraes, o grupo AEON é formado por estudantes diferenciados que desde o início assumiram o protagonismo de sua jornada acadêmica. “Inteligentes, criativos, buscam fazer o melhor e aproveitam as oportunidades que a UJ oferece”, destaca.
 
João, Odara, Pedro Augusto, Pedro Luiz e Vivian foram além da inteligência e criatividade. Para empreender, os estudantes decidiram criar um portfólio. Algo para apresentar aos seus futuros clientes e contribuir na visibilidade e profissionalização do seu trabalho. “Entendemos que precisávamos reunir o material que produzimos antes de nos lançarmos comercialmente, por isso, nosso investimento inicial com aquilo que já fizemos para fora foi direcionado tanto à construção desse portfólio quanto na compra de equipamentos que utilizamos”, destaca Odara Skubincan.
 
“Percebemos que queríamos montar uma empresa que oferecesse como serviço não apenas a venda de um produto, mas a garantia de um valor a ser entregue ao cliente. Nosso valor é: buscamos a excelência a qualquer custo, independente do orçamento com o qual trabalhamos”, revela Vivian Alecy.
 
Do nome de origem grega, Aeon (aión) – que significa atemporal, eterno – oferece como soluções a opção de portfólios impressos, para projetos em que o apelo visual é importante e atemporal; catálogos virtuais e produção de conteúdo para sites e redes sociais, entre outros serviços. “A falta de competitividade e o custo elevado de produção dificulta o acesso de pequenas empresas a este material, porém o Aeon oferece um serviço personalizado onde os custos são reduzidos devido a uma organização operacional, pesquisa de materiais e fornecedores”, explica as estudantes, que já fizeram trabalhos comerciais fora da faculdade.
 
Empreendedorismo
 
Para Odara, a relação entre empreendedorismo e sala de aula começou lá atrás. “Desde o 1º semestre a nossa grade de disciplinas trabalha com o empreendedorismo. Nossa formação aqui mostra que além de escolher um curso, você também pode empreender. A capacitação que os professores nos oferecem nos permite sermos empreendedores de fato”, defende. Ainda segundo a estudante, o Aeon está pronto como empresa. “Temos essa certeza hoje”, pontua. 
 
Próximos passos
 
O futuro já começou para os alunos empreendedores da UJ. Por isso, de acordo com Odara, o objetivo é fazer do Aeon uma empresa reconhecida no mercado editorial e audiovisual, com identidade e valores reconhecidos. Os primeiros passos já foram dados, mas a caminhada continua. Atualmente, a empresa negocia com dois possíveis clientes. Os nomes deles, por enquanto, ainda não podem ser divulgados. Já com o site, não há nenhum segredo:  está prestes a ser lançado -  a previsão é o final de junho. Enquanto isso, quem quiser utilizar os serviços do Aeon, anota aí os canais de comunicação. Por e-mail: somosaeon@gmail.com ou no perfil da empresa: @somosaeon. E você, o que está fazendo para empreender?
 
 
Você sabia?
 
  • O estímulo ao empreendedorismo está na essência da Unijorge. O projeto Empreender Sonhos, do curso de Comunicação, está em seu 5º ano. A iniciativa desenvolve uma ideia que insere o empreendedorismo desde o 1º semestre e avança ao longo do curso. O estudante é estimulado a experimentar, testar, romper barreiras e superar os próprios limites. Tudo isso, a partir de um negócio que pode ser implementado na vida profissional dos estudantes.
 
  • A UJ conta também com o Núcleo de Práticas em Empreendedorismo (NPE), espaço que reúne um grupo colaborativo de alunos de diversos cursos de graduação cujo principal objetivo é desenvolver o espírito empreendedor de seus participantes orientando os alunos e egressos no seu desenvolvimento profissional. O NPE ainda proporciona aos acadêmicos, atividades profissionalizantes interdisciplinares e transversais com ênfase no empreendedorismo e presta serviços de consultoria e elaboração de projetos para pequenas e médias empresas, realizando estudos, pesquisas, diagnósticos e produção de relatórios sobre assuntos específicos inseridos em sua área de atuação.
 
  • Especialistas da área alertam: ninguém nasce empreendedor. O contato com a família, faculdade, amigos, trabalho, sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de alguns talentos e características de personalidade e bloqueando ou enfraquecendo outros. Isso acontece ao longo da vida, muitas vezes ao acaso, pelas diversas circunstâncias enfrentadas. O empreendedor é um ser social, e assim sendo é fruto da relação constante entre os talentos e características individuais e o meio em que vive. Por isso, a importância de estar inserido em um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Outras notícias
Campus Tancredo Neves - Novo!
Avenida Tancredo Neves, Civil Trade, n 1367 - Caminho das Árvores Salvador-Ba     71 3206-8000
Campus Paralela
Av. Luis Viana, n. 6775, Paralela Salvador-BA CEP:41.745-130     71 3206-8000
Campus Comércio
Prédio III
Rua dos Algibebes, 6/12 Edf. Os Gonçalves - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8732
Prédio IV
Rua Miguel Calmon, 42, Edf. São Paulo - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8750
Atendimento
Atendimento:
(71) 3206-8000
2007 - 2019. Unijorge. CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital