Notícias

Educação é tema central no 2º dia do Conhecendo o Mercado
Publicada no dia 29/08/2019 às 14h55

Estudantes e professores do Campus Comércio participaram do evento


Sabe aquela lembrança que você tem do professor na sala de aula fazendo a tradicional sabatina da tabuada e você lutando para “memorizar” os números? A memória pode estar mantida, mas as metodologias de ensino já não são as mesmas. Mudança, reinvenção, novas competências são algumas das palavras-chaves hoje na educação.
E foi para falar sobre quais são as competências e habilidades necessárias aos futuros professores, que a 6ª edição do Conhecendo o Mercado trouxe a egressa do curso de Letras e hoje coordenadora pedagógica do Villa Campus de Educação, Joice Lemos, para um bate-papo com os estudantes do campus Comércio. Troca de experiência transformada em aprendizado.

Nativo Digital

Se o cenário é marcado hoje por estudantes cada vez mais dinâmicos, protagonistas das suas próprias carreiras e hiperconectados – os chamados nativos digitais, o perfil do professor também precisa acompanhar tais mudanças. Para Joice Lemos, é preciso que professores transformem informações em conhecimento; trabalhe competências socioemocionais de maneira transversal, a partir dos componentes curriculares; valorize as habilidades individuais, e não ignore as mudanças pelas quais crianças e jovens passam naturalmente.

“Minha dica é: entenda seu perfil enquanto educador. No Villa sabemos que diferentes fases do ensino exigem habilidades distintas: na educação infantil, por exemplo, é preciso ser criativo, atento, ter boa mobilidade para rolar no chão com as crianças se for o caso, entrar nesse universo que pode ser desafiador para alguns.  Já no ensino fundamental (séries finais), precisamos de um profissional enérgico, disciplinador, mas ao mesmo tempo afetuoso, paciente e seguro para dar conta de jovens”, destacou a coordenadora.

Amanhã, como será?

Atentos à apresentação da convidada, estudantes de Letras, Pedagogia e História aproveitaram a oportunidade para refletirem, tirarem dúvidas e questionarem: amanhã, qual será o papel do educador? Para o estudante Neto Moura, do curso de História, as mudanças trazem como consequência a necessidade do professor se reinventar, se atualizar do ponto de vista tecnológico e, principalmente, se capacitar sempre: “não vai adiantar ao professor ir para a sala de aula só falar”, sentenciou o aluno.

Educação hoje

E se o futuro começa com o presente, a valorização ao professor é o pontapé inicial para todas as sociedades que entendem a educação como essencial para a criatividade, inovação, desenvolvimento social. Foi o que defendeu o reitor da Unijorge, Guilherme Marback Neto, também presente no segundo dia de apresentação do evento. Para Marback, os resultados do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e do PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes demonstram hoje as dificuldades encontradas por professores no Brasil. Ao parafrasear Mandela, quando disse que “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, Guilherme Marback convidou a plateia a se emocionar com o vídeo da professora Ausonia Donato, de 74 anos, homenageada por ex-alunos. Para assistir o vídeo, clique aqui

Conhecendo o Mercado

A 6º edição do “Conhecendo o Mercado”, evento que aproxima estudantes e egressos da Unijorge das empresas mais relevantes em seus respectivos segmentos, acontece nos dias 27 e 28 de agosto, e 3 e 4 de setembro, nos três campi da U. A iniciativa busca contribuir para que os estudantes e ex-alunos possam pensar suas carreiras e se prepararem para o futuro profissional a partir de palestras com executivos e/ou profissionais da área de recursos humanos de grandes corporações privadas e instituições públicas. Entre as empresas que participarão do evento neste ano estão a Tecon Salvador, Academia Hammer, IBPC- Pré-Moldados de Concreto, Villa Educação, entre outras.  Na próxima semana, será a vez dos estudantes do campus Paralela assistirem palestras e contarem também com o Espaço de Oportunidades, que realizará o cadastro de currículos de estágio e emprego junto aos Agentes de Integração, empresas e empresas de RH presentes no local.

Confira a programação
 

DATA
HORÁRIO EMPRESA  
TANCREDO NEVES  27/08/2019 (Terça) Iel _ instituto Euvaldo Lodi 09h
KPMG Auditores Independentes 19 h
       
 
 
 
COMÉRCIO
28/08/2019 (Quarta) INTS  - Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública 09h
  Villa Campus de Educação
 
19h
 
       
PARALELA 03/09 /2019 (terça) Academia Hammer 9 horas
Tecon  Salvador 19 horas
04/09/2019 (quarta) Villa Campus de Educação
Ibratim Tintas e Textura (sala 405 )
9 horas
IBPC - Pré - Moldados de Concreto 19 horas
 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa
Outras notícias
Campus Tancredo Neves - Novo!
Avenida Tancredo Neves, Civil Trade, n 1367 - Caminho das Árvores Salvador-Ba     71 3206-8000
Campus Paralela
Av. Luis Viana, n. 6775, Paralela Salvador-BA CEP:41.745-130     71 3206-8000
Campus Comércio
Prédio III
Rua dos Algibebes, 6/12 Edf. Os Gonçalves - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8732
Prédio IV
Rua Miguel Calmon, 42, Edf. São Paulo - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8750
Atendimento
Atendimento:
(71) 3206-8000
2007 - 2019. Unijorge. CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital