Notícias

No Campus Comércio, estudantes aliam teoria à prática na Mostra de Projetos 2019
Publicada no dia 23/05/2019 às 16h38
É possível unir teoria à prática e com pequenas intervenções melhorar a vida das pessoas? Estudantes da UJ mostram que sim. No segundo dia da Mostra de Projetos UJ 2019, campus Comércio, a educação e o conhecimento a favor da transformação social ganham destaque.

É do encontro entre sala de aula e comunidade que surge o projeto Guarda Chuva, do curso de Enfermagem, por exemplo. O trabalho de estudo sobre a incidência de casos de diarreia aguda em crianças de até 5 anos na comunidade de Ilha de Maré levou os estudantes Diego Costa e Lucas Jesus a pensarem estratégias para minimizar o problema. Um cenário marcado por falta de saneamento básico, presença de esgoto e carência na saúde básica. Juntos, os estudantes estão desenvolvendo uma cartilha de conscientização sobre os cuidados com a alimentação, formas de prevenção da doença, e preparo do soro caseiro, como forma de tratamento da diarreia, segunda maior causa de problemas de saúde entre crianças menores de cinco anos na região. O material será apresentado à comunidade no 2º semestre desse ano. Mas os alunos foram além: o projeto inclui ainda a campanha Doe seu chinelinho e ajude a combater a diarreia aguda – mobilização para arrecadar sandálias para as crianças carentes da comunidade, a ser lançada nos campi da Unijorge. “Esse tema chamou atenção por vermos a diarreia, um problema relativamente simples, e que ainda provoca mortes na comunidade. Tentar de forma mínima transformar essa realidade é o nosso objetivo”, destaca Lucas Jesus.

Melhorar a realidade do número de transplantes e doação de órgãos no Brasil também é tarefa das estudantes Caroline Garrido, Fernanda Cristina, Genelita Silva, Janice Ribeiro e Lueide Dias. No trabalho desenvolvido, as alunas tentam desmistificar preconceitos relacionados ao tema. O que fazer para doar, qual o caminho, como funciona a doação no país foram alguns dos temas apresentados pelas estudantes, que ainda produziram um folder educativo sobre o tema. Para elas, informação ainda é o melhor remédio, já que o Brasil vem perdendo lugar no ranking de doações de órgãos.

E se o assunto é cuidar das pessoas, que tal começar já na infância? Para as alunas do 5º semestre do curso de Pedagogia, a atenção diferenciada aos pequenos nas escolas é primordial. Juntas, as alunas pensaram em cantinhos pedagógicos especiais desenvolvidos dentro das salas de aula do Grupo 3 ao Grupo 5. O objetivo dos espaços é potencializar a imaginação, criatividade, coordenação motora fina e grossa, entre outros. Responsáveis pelo Cantinho Era uma Vez, as alunas Daniele Medeiros, Giovanna Ferreira, Gleiciandria Santos e Quisera Meirelles abusaram da criatividade.

Criatividade também dos estudantes do curso de Logística, que apresentaram projetos voltados à área de eventos. A equipe formada pelos estudantes Antônio Ferreira, Adriele Amélia, Larissa Almeida, Marcelo Calchi, Rodrigo Barros e Sheila Costa montou uma distribuidora de bebidas fictícia, a Drink House, com drinks e bebidas especiais – o carro chefe, inclusive, é o exótico drink de Beriberi. Já os colegas de curso optaram pela empresa No Precinho - distribuidora de bebidas, alimentos e todo o tipo de equipamentos para eventos.Com serviços como Drive Truck, churrasqueiras não poluentes, equipe de limpeza para recolhimento e destinação para reciclagem do lixo produzido em eventos e festas, a promessa dos estudantes  Adelson de Araújo, Alfredo Junior, Erickson Santana, Fabrício Souza, Italo Nascimento, Jean Borges, Leandro Mariano, Luiz Cardozo e Ueslei Aragão é desafiadora: para o cliente, a única preocupação é com a diversão!
 
Além destes, a Mostra de Projetos continua no Campus Comércio nesta quinta-feira, à noite. Amanhã, será a vez dos estudantes do Campus Tancredo Neves mostrarem seus talentos. A Mostra de Projetos Unijorge é um evento anual que reúne projetos interdisciplinares de estudantes de diferentes cursos desenvolvidos sob a orientação dos professores fortalecendo a produção e intercâmbio acadêmico. 

Confira a programação!

Programação Comércio Matutino e Noturno - Clique aqui
Programação Tancredo Neves Matutino e Noturno - Clique aqui
 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa
Outras notícias
Campus Tancredo Neves - Novo!
Avenida Tancredo Neves, Civil Trade, n 1367 - Caminho das Árvores Salvador-Ba     71 3206-8000
Campus Paralela
Av. Luis Viana, n. 6775, Paralela Salvador-BA CEP:41.745-130     71 3206-8000
Campus Comércio
Prédio III
Rua dos Algibebes, 6/12 Edf. Os Gonçalves - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8732
Prédio IV
Rua Miguel Calmon, 42, Edf. São Paulo - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8750
Atendimento
Atendimento:
(71) 3206-8000
2007 - 2019. Unijorge. CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital