Notícias

Parceiro da Unijorge, Sr. Wilson Andrade, é reeleito para Conselho na ONU
Publicada no dia 07/11/2018 às 18h47
Wilson Andrade é reeleito para o Comitê Consultivo do Fundo
Comum de Commodities da ONU
 
 
O empresário e economista Wilson Andrade foi reeleito por mais dois anos (2019 e 2020) como membro do Conselho Consultivo (CC) do Fundo Comum de Commodities (CFC) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os membros do CC se reúnem na sede do CFC, em Amsterdam (Holanda), duas vezes ao ano, para análise de projetos apresentados por diversos países em desenvolvimento e têm, dentre outras, atribuições de aconselhar a Diretoria Executiva sobre prioridades e ações do CFC; e aprovar relatórios de projetos em andamento.
 
Além disso, o representante brasileiro no CFC firmou uma parceria com a Unijorge e Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Associação Comercial da Bahia (Comex-ACB) que visa a divulgação da oportunidade, capacitação de projetistas e acompanhamento de projetos locais. Num primeiro momento, professores e alunos dos cursos de projetos e de relações internacionais vão formar grupos de estudo para conhecer os sistemas de priorização de projetos do CFC e até mesmo sugerir aperfeiçoamentos no processo de seleção, incluído critérios de avaliação social, ambiental, econômica, geográfica, por commodities etc. Em seguida, esses grupos, com o aprendizado do item anterior, farão treinamentos em elaboração projetos, incluindo modelos adequados às demandas da Bahia.
 
Depois, a Comex-ACB e Unijorge farão ampla divulgação junto às entidades empresariais (Faeb, Fieb, Fecomércio, ACB, Aiba, Abrapa, ABAF, Assocafé, sindicatos industriais, sindicados rurais, cooperativas etc.), aos  agentes de desenvolvimento (bancos, Desenbahia, Sebrae, fórum das pequenas empresas da SDE, câmaras setoriais etc), aos agentes governamentais (Seagri, SDE, SDR etc.),na área nacional (CNI, CNA, CNC,  academias, institutos de pesquisas, consultorias especializadas em desenvolvimento de projetos agro etc.), entre outros.
  
“Finalmente, a Unijorge e a Comex-ACB vão oferecer possibilidade de apoio na elaboração de projetos que, uma vez contemplados, terão auxílio na implantação e continuidade. O importante, também, é sensibilizar a sociedade baiana e nacional para esta nova oportunidade de financiamento para projetos de desenvolvimento de commodities”, explica Andrade.
 
“Esta parceria é uma oportunidade única para se conhecer, do ponto de vista técnico, as oportunidades que este organismo das Nações Unidas oferece para este setor. Um dos papéis da universidade é contribuir para o desenvolvimento local e a nossa intenção com este trabalho é justamente trabalhar nesta perspectiva. Esperamos que os participantes sejam agentes multiplicadores deste conhecimento e destas oportunidades. Ademais, contar com a contribuição de quem conhece bem do assunto, por fazer parte da equipe do CFC, é um privilégio”, declarou Matheus Souza, Coordenador do Bacharelado em Relações Internacionais da Unijorge.
 
Para o estudante Danilo C. Prates Pereira, este trabalho é extremamente proveitoso. “De uma maneira lúdica e assertiva, combinaram-se conhecimentos de história, economia, finanças, gerenciamento de projetos e atualidades nas vozes de grandes personalidades do meio acadêmico soteropolitano. A possibilidade de estarmos juntos de um dos membros do CFC faz com que a equipe entenda os parâmetros básicos para aprovação de projetos. Podemos ser embriões de uma grande parceria entre a instituição e o governo do estado da Bahia para a atração de investimentos que tragam desenvolvimento a nossa gente, reforçando as economias locais e o sentimento de pertencimento dos territórios de identidade”, disse o estudante.

Fonte: ASCOM do Sr. Wilson Andrade
Fonte: Assessoria de Imprensa
Outras notícias
Campus Tancredo Neves - Novo!
Avenida Tancredo Neves, Civil Trade, n 1367 - Caminho das Árvores Salvador-Ba     71 3206-8000
Campus Paralela
Av. Luis Viana, n. 6775, Paralela Salvador-BA CEP:41.745-130     71 3206-8000
Campus Comércio
Prédio III
Rua dos Algibebes, 6/12 Edf. Os Gonçalves - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8732
Prédio IV
Rua Miguel Calmon, 42, Edf. São Paulo - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8750
Atendimento
Atendimento:
(71) 3206-8000
2007 - 2018. Unijorge. CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital