Notícias

V Colóquio Mulher, Sociedade e Violência acontece nesta sexta-feira
Publicada no dia 10/04/2019 às 16h55

Evento promovido pelo curso de Psicologia é aberto a estudantes, professores e público em geral.
 
A cada 17 minutos uma mulher é agredida fisicamente no Brasil. De meia em meia hora alguém sofre violência psicológica ou moral. A cada 3 horas, alguém relata um caso de cárcere privado. Os dados são do relatório do Mapa da Violência contra a Mulher – 2018, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e retrata um triste cenário de violência - mas também de resistência e força.

E é pra falar também sobre superação e autoestima de mulheres vítimas de violência que a Unijorge realiza nesta sexta-feira, 12, o V Colóquio Mulher, Sociedade e Violência: superação e autoestima, e propõe caminhos para a superação de mecanismos sociais e culturais que mantém e reproduz a violência contra a mulher.  Esse ano, o Colóquio avança no debate e discute ainda os recursos e estratégias para superação dos traumas decorrentes da violência de gênero e reestruturação da autoestima de mulheres vítimas da violência.
 
Para a professora do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica da UJ, Márcia Simões, que coordena o evento, esta é uma oportunidade diferenciada de aprender e compartilhar conhecimentos. “ E, além disso, de participar de uma experiência integradora do aprendizado na prática, através das oficinas de expressão e autoconhecimento quanto à dimensão do feminino que constitui a todos nós”, destaca.

O evento começa às 8h, com uma Roda de Conversa, mediada pela professora Márcia Simões e presença de profissionais que atuam na área. Depois, a programação será dedicada ao Espaço da Beleza, estrutura montada especialmente pela Embelleze para oferecer serviços de cuidados com a pele e maquiagem básica a pessoas sorteadas durante a Roda de Conversa. 300 vale-serviços, a serem utilizados em data posterior na unidade Embelleze–Pituba, também serão distribuídos aos participantes do Colóquio.
 
À tarde, a partir das 14h, no prédio 2, será a vez do público participar de Oficinas de Expressão e Autoestima, conduzidas por 14 profissionais especialistas convidados. O objetivo é oferecer aos participantes do Colóquio a oportunidade de vivenciarem uma intervenção voltada para a dimensão feminina e sua expressão social, psicológica e corporal fortalecida, com base em diferentes abordagens terapêuticas (Psicodrama, Bioenergética, Constelações Familiares, Psicologia Sistêmica, Somatic Experience, Biossíntese, Arteterapia, Gestalt Terapia, Análise Junguiana, Psicologia Transpessoal).
 
 
Confira a programação:
 
8h às 11h – Roda de Conversa – auditório Zélia Gattai
 
  • Tema: “Trauma e Superação na Violência de Gênero”.
Profa. MSc. Márcia Simões, Mestre em Gestão de Serviços Públicos (UFBA), Especialista em Psicologia Clínica (CFP), Avaliação Psicológica (IBAP); Trainee Internacional em Análise Bioenergética (LIBERTAS/IIBA), Trainee Internacional em BODYNAMIC/BR), Psicóloga Voluntária da 2° Vara de Justiça de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (TJ/BA), Coordenadora do NEAP-UJ. Docente da UNIJORGE.
 
  • Tema: “Nós por nós: Somos, estamos e fazemos juntos”.
Profa. Dra. Vanessa Cavalcanti, Historiadora, Pós-Doutora em Humanidades (Universidad de Salamanca) e Doutora em História Social (Universidad de Leon). Pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (NEIM/UFBA). Docente da Pós-Graduação Stricto Sensu em Família da UCSAL. Tema: “Nós por nós: Somos, estamos e fazemos juntos”
 
  • Tema: “Mulheres e violência: desafios e orientações para atuação profissional”
Profa. Dra. Darlane Andrade, Psicóloga, Pós-doutorado em Sociologia (Universidade de Manchester-Reino Unido); Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA); Mestre e Doutora em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (NEIM/UFBA). Docente Adjunta do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (PPGNEIM//UFBA. Conselheira do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP03). Tema: “Mulheres e violência: desafios e orientações para atuação profissional”.
 
  • Tema: “Gênero, sexualidade, violências e resistências”.
Profa. MSc. Karine Nascimento, Pedagoga, Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL), Doutoranda no Programa de Doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA). Pesquisadora na área de Gênero e Sexualidades. Tema: “Gênero, sexualidade, violências e resistências”.
 
  • “Atendimento psicológico de mulheres em situação de violência sexual, possíveis caminhos”.
Potira Rocha, Psicóloga Clínica, Especialização em Relações Familiares e Contextos Sociais (UCSAL). Psicóloga do Projeto Viver - Serviço de Atendimento a Pessoas em Situação de Violência Sexual.
 
11h às 12h30 - Espaço da Beleza – Prédio I, sala 402
  • Espaço da Beleza, com atendimento a 60 pessoas sorteadas para realizar maquiagem com sua equipe de profissionais.
  • Distribuição 300 vale-serviços para os participantes do Colóquio, a serem utilizados em data posterior, na unidade Embelleze – Pituba.
  • Oficina de Automaquiagem básica para 22 participantes inscritos, ministrada pelos profissionais da Embelezze.
 
14h às 16h30 - Oficinas de Expressão e AutoConhecimento
  • Marianna Luiza S. Santos. Psicóloga. Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (UFBA). Especialista em Saúde Mental Coletiva (Ruy Barbosa). Trainee Internacional em Biossíntese.
  • Adele Neves. Fisioterapeuta. Microfisioterapeuta. Terapeuta em Experiência Somática (SE - Associação Brasileira do Trauma). Terapeuta em Psicologia Somática Integral (Integral Somatic Psychology Institute). Terapeuta em Constelação Familiar Sistêmica (AFYA). Trainee Internacional em Análise Bioenergética (LIBERTAS).
  • Cira Albuquerque. Fisioterapeuta. Especialista em Psicotraumatologia Junguiana (Instituto Junguiano da Bahia/Escola Bahiana de Medicina).
  • Vanda Maria. Especialista em Psicotraumatologia Junguiana (Instituto Junguiano da Bahia/Escola Bahiana de Medicina).
  • Vanessa Nobre. Psicóloga. Especialista em Saúde Mental Coletiva (UFBA). Gestalt-Terapeuta (IGTBA). Supervisora clínica em Gestalt-Terapia.
  • Selma Evangelista. Psicóloga. Especialista em Tratamento de Dependentes Químicos e Co-dependentes. Psicoterapeuta Sistêmica de Família e Casal. Terapeuta EMDR. Terapeuta Brainspotting.
  • Ana Cristina Santana. Psicóloga. Psicoterapeuta Clínica Sistêmica (Instituto Humanitas). Neuropsicóloga (UNIARA). Mediadora judicial de famílias (TJBA). Trainee em Gestalt-Terapia (IGTBa).
  • Aline Rodeiro. Mestre em Ciências da Família (UCSAL). Especialista em Terapia Sistêmica Familiar e em Constelação Familiar. Helper da Metodologia Pathwork. Docente do Grupo Ômega para a Formação de Terapeutas Transpessoais.
  • Marina De Oliveira. Psicóloga Clínica. Psicodramatista e Psicoterapeuta de Grupo (ASBAP). Especialista em Avaliação Psicológica.
  • Rosedy Palópoli. Pedagoga. Arteterapeuta Junguiana (ASBART/BA). Supervisora do Instituto Junguiano da Bahia.
  • Celeste Sá. Psicóloga. Especialista em Saúde Mental na Atenção Básica. Trainee Internacional em Análise Bioenergética (LIBERTAS).
  • Erika Predes. Administradora. Especialista em Terapia Holística Transpessoal, com aprofundamento em sistêmica e constelação (Grupo Ômega). Trainee Internacional em Análise Bioenergética (LIBERTAS).
  • Gilzélia Oliveira. Letras Vernáculas (UCSal). Especialista em Terapia Holística Transpessoal (Grupo Ômega). Trainee Internacional em Análise Bioenergética (LIBERTAS).
  • Caio Brito. Psicólogo. Especialista em Teoria e Psicoterapia Junguiana (Psique/Faculdade Hélio Rocha).
 
Fonte: Unijorge
Outras notícias
Campus Tancredo Neves - Novo!
Avenida Tancredo Neves, Civil Trade, n 1367 - Caminho das Árvores Salvador-Ba     71 3206-8000
Campus Paralela
Av. Luis Viana, n. 6775, Paralela Salvador-BA CEP:41.745-130     71 3206-8000
Campus Comércio
Prédio III
Rua dos Algibebes, 6/12 Edf. Os Gonçalves - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8732
Prédio IV
Rua Miguel Calmon, 42, Edf. São Paulo - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8750
Atendimento
Atendimento:
(71) 3206-8000
2007 - 2019. Unijorge. CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital