Responsabilidade Social

Banco de Voluntários Conceito Programa Ser Mais: Valores Humanos E Sociais Trote Cidadão Contato
Programa Ser Mais
O Programa Ser Mais: Valores Humanos e Sociais engloba e integra todas as ações permanentes e sazonais de Responsabilidade Social da UNIJORGE. É um esforço conjunto, realizado por todos os cursos, núcleos e áreas da UNIJORGE, no sentido de contribuir para uma formação mais crítica e cidadã de seus alunos, sensibilizando-os, juntamente com toda a comunidade acadêmica, para o papel de uma instituição de ensino superior na busca de transformações positivas em indivíduos e sociedades.

A efetividade da ação responsável na UNIJORGE engloba quatro eixos de responsabilidades:

I. Econômica: constitui-se em ações de fomento da atividade econômica protagonista e sustentável das comunidades;
II Legal: constitui-se em orientações e assessorias com base no legado legislativo brasileiro para desenvolvimento de ações sociais, juridicamente reconhecidos pelo Estado de direito;
III. Ética: constitui-se em orientações políticas para o desenvolvimento social, compatível com os princípios da responsabilidade coletiva, da solidariedade, do respeito ao outro, do autocuidado e do cuidado com o outro e a preservação da vida;
IV. Discricionárias: correspondem a projetos sociais que relacionam formação e intervenção, desenvolvidos em comunidades, contemplando diversas áreas: saúde, educação, ambiente, produção artístico cultural e empreendedorismo social.

No desenvolvimento destas ações, a UNIJORGE já atendeu milhares de pessoas e permitiu o envolvimento direto de professores, alunos e colaboradores. A seguir, nossas principais ações.
 
Trote Cidadão

Formar cidadãos socialmente responsáveis é um dos pilares da nossa atuação e nosso compromisso com a comunidade na qual estamos inseridos. A promoção contínua de ações sociais convida à conscientização e consolida-se em um meio factível para às boas práticas cidadãs. O Trote Cidadão é um projeto que busca sensibilizar e mobilizar os alunos para ações solidárias, bem como promover a integração entre academia e comunidade.

Prêmio:

Em 2009, sob o tema “Quem ama preserva e quem é amado também”, realizamos, na Ilha de Maré, o Trote Cidadão. A ação aconteceu através do nosso Curso de Ciências Biológicas e do Projeto Jorge Amando a Maré. Esta edição do trote ganhou prêmio de Destaque na Categoria, do Prêmio Cidadania sem Fronteiras - um projeto nacional, realizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.

Instituto de Saúde Unijorge

O Instituto de Saúde Unijorge é uma clínica-escola interdisciplinar criada em 2007 que integra todos os cursos de saúde da instituição e disponibiliza atendimento gratuito à população. É um projeto destinado à construção de conhecimento e à prática profissional em benefício da sociedade. Os cursos que fazem parte do Instituto de Saúde Unijorge são: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Educação Física.São realizados, em média, 1.000 atendimentos mensais.

Núcleo de Práticas Jurídicas

Visando à formação integral de futuros advogados não apenas preparados tecnicamente para o exercício da advocacia, mas também conscientes de seu papel social, a UNIJORGE realiza, durante todo o ano, atendimentos jurídicos à população carente. Desta forma, o atendimento do Núcleo é prestado exclusivamente àqueles que não tem condições de pagar pelos serviços de advogados particulares. Anualmente, são realizados centenas de atendimentos jurídicos gratuitos nas áreas cível, trabalhista, família e direito do consumidor. Além disto, o Núcleo realiza orientação jurídica à comunidade, assim como a tentativa de composição e solução de conflitos de forma extra-judicial.

Empreendedorismo Social

Por meio de parceria realizada com a ONG Parque Social, a UNIJORGE, através do seu Núcleo de Práticas em Empreendedorismo e envolvimento de outros cursos, vem participando da estruturação de empreendimentos sociais que são desenvolvidos no âmbito do Programa Comunidade Empreende (PCE). O PCE já atendeu a comunidade do Bairro da Paz, entre os anos de 2014 e 2015, sendo que em 2016 passou a focar suas ações junto às comunidades do Pelourinho, Liberdade e Barbalho. 

Declaração de Imposto de Renda

Anualmente, a Unijorge presta serviço voluntário à população de Salvador na declaração de Imposto de Renda. Nossos alunos, sob a supervisão de professores, realizam atendimentos à comunidade, sanando dúvidas, orientando e/ou realizando o preenchimento da declaração do imposto. Uma estrutura é montada, em pontos de grande circulação da cidade, para a prestação do serviço.

Campanhas de Doação de Sangue

As campanhas são realizadas em parceria com o Hemoba, com envolvimento voluntário de nossos alunos e colaboradores. As campanhas, realizadas anualmente, têm o objetivo de contribuir com a ampliação do estoque de sangue do Hemoba e sensibilizar nossos alunos e colaboradores para o compromisso com a vida humana.

Dia Nacional da Responsabilidade Social

Todos os anos, a Unijorge, em parceria com a ABMES, oferece uma série de serviços - em diferentes áreas – aos alunos e colaboradores, bem como à comunidade que reside no entorno do campus universitário.

Voluntários UNIJORGE

O projeto é uma iniciativa que visa incentivar e consolidar o trabalho voluntário, recrutando, capacitando e mobilizando pessoas que querem desenvolver uma atividade não remunerada, relevante ao contexto em que está inserida. Os candidatos fazem parte de um “Banco de Voluntários” e são alocadas em intervenções socioambientais desenvolvidas na universidade ou em organizações sociais parceiras. Para cadastrar-se no Banco de Voluntários, clique aqui.  

Educação Financeira

Resultado de uma parceria entre a UNIJORGE e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o Superendividados é um projeto que tem como objetivo geral oportunizar a recuperação e reinclusão do cidadão com alto grau de endividamento na sociedade de consumo. Iniciado no mês de dezembro de 2015, envolve os cursos de Direito, Administração, Psicologia e Engenharias na implantação e funcionamento do Juizado para Atendimento ao Superendividado. Entre as ações realizadas, estão oficinas de educação financeira, e de comportamento e consumo, além da avaliação individualizada de cada caso e da proposta de alternativas para resolução de situações de alto grau de endividamento e renegociações de dívidas junto aos credores. Além do Superindividados, a UNIJORGE realiza, desde 2014, projeto direcionado a seu parceiro Laboratório Leme, com objetivo orientar colaboradores da empresa sobre organização e controle de finanças pessoais. Os atendimentos são individuais e os estudantes analisam e orientam cada caso de acordo com a necessidade da pessoa atendida. 
 

Garantia e Acessibilidade

Para muito além de garantir ao cumprimento das legislações e normas sobre acessibilidade do Brasil, a UNIJORGE vem atuando fortemente no sentido de incluir alunos e colaboradores portadores de necessidades. Tendo como público pessoas com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial (ex.: dificuldade de locomoção, visão, audição, transtornos, doenças crônicas), criou seu Núcleo de Acessibilidade, com objetivo de realizar ações para dar acesso a estas pessoas ao ensino superior, mas, também, criar condições de sua permanência. 
 

Corrida Sustentável

O projeto interdisciplinar, que integra 05 cursos diferentes de graduação, com a participação de professores e alunos de diversos departamentos. O projeto tem por objetivo estimular a Educação Ambiental nas corridas de rua. São desenvolvidas em apoio as Instituições públicas tais como o Exército Brasileiro e a Associação dos Delegados da Policia Federal. 
 

MÊS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Todos os anos, a UNIJORGE, em parceria com a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), oferece uma série de serviços - em diferentes áreas – aos alunos, colaboradores, bem como à comunidade que reside no entorno do campus universitário. Buscando ampliar o número de atendimentos, a UNIJORGE optou por ir além da “Semana de Responsabilidade”, realizada pela ABMES, dedicando, desde 2015, todo o mês de setembro para a potencialização destas atividades (muitas delas ofertadas durante todo o ano).
 

VOLUNTÁRIOS UNIJORGE

O projeto é uma iniciativa que visa incentivar e consolidar o trabalho voluntário, recrutando, capacitando e mobilizando pessoas que querem desenvolver uma atividade não remunerada, relevante ao contexto em que está inserida. Os candidatos fazem parte de um “Banco de Voluntários” e são alocadas em intervenções socioambientais desenvolvidas na universidade ou em organizações sociais parceiras. Para cadastrar-se no Banco de Voluntários, clique aqui.
 

 

Campus Tancredo Neves - Novo!
Avenida Tancredo Neves, Civil Trade, n 1367 - Caminho das Árvores Salvador-Ba     71 3206-8000
Campus Paralela
Av. Luis Viana, n. 6775, Paralela Salvador-BA CEP:41.745-130     71 3206-8000
Campus Comércio
Prédio III
Rua dos Algibebes, 6/12 Edf. Os Gonçalves - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8732
Prédio IV
Rua Miguel Calmon, 42, Edf. São Paulo - Comércio Salvador-BA CEP: 40.015-060     71 3206-8750
Atendimento
Atendimento:
(71) 3206-8000
2007 - 2018. Unijorge. CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital