08h00

Entrevista de estágio por videochamada? Veja 5 dicas para se dar bem!

A entrevista de estágio ou emprego por vídeo já faz parte da realidade de muitos candidatos no Brasil, mas somente com a necessidade de manter o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus é que ela se tornou uma ferramenta muito mais conhecida e presente no dia a dia das empresas e dos profissionais.  

Compartilhe
Tamanho do Texto
Entrevista de estágio por videochamada? Veja 5 dicas para se dar bem!

A entrevista de estágio ou emprego por vídeo já faz parte da realidade de muitos candidatos no Brasil, mas somente com a necessidade de manter o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus é que ela se tornou uma ferramenta muito mais conhecida e presente no dia a dia das empresas e dos profissionais.  

Seja para contratar pessoas que moram em outros estados ou até para fazer uma pré-seleção antes de agendar uma entrevista presencial, os recursos de videochamada já eram conhecidos pelos setores de RH das empresas, mas o conceito não tinha uma recepção tão favorável entre os seus gestores.  

Agora, vivendo um cenário em que manter o distanciamento social é fundamental para vencer a Covid-19, essa ferramenta se tornou uma importante aliada das empresas, o que traz ao profissional novos desafios para conseguir impressionar os recrutadores e conquistar a tão sonhada vaga.  

5 dicas para arrasar na sua entrevista de estágio on-line

O novo coronavírus trouxe muitas mudanças no cenário de empregos no Brasil. Mas, apesar do impacto negativo que a pandemia causou na economia, muitos setores conseguiram ir na contramão da crise, criando formas de se adaptar às mudanças e encontrar ferramentas úteis para manter o quadro de colaboradores em atendimento às demandas das empresas.  

Nesse sentido, as entrevistas de estágio por ligação de vídeo se tornaram mais populares, trazendo aos candidatos a necessidade de adaptação para facilitar a comunicação, conseguir passar a mensagem correta sobre suas carreiras e conquistar a vaga desejada.  

Quer saber como se preparar para esse conceito de entrevistas on-line que promete permanecer em alta mesmo depois da pandemia? Então confira: 

1. Mantenha uma postura profissional e se concentre


Uma entrevista de estágio ou emprego presencial não é tão diferente de uma realizada por videochamada. Na verdade, o ambiente pode até parecer mais descontraído e informal, mas é importante lembrar que os entrevistadores são treinados para identificar comportamentos, reações e padrões linguísticos que podem favorecer ou prejudicar suas chances de conseguir a vaga. 

Para evitar qualquer desentendimento, é fundamental manter uma postura profissional durante todo o processo. Vestir-se de forma adequada, manter a comunicação clara e evitar as armadilhas da linguagem informal são fatores que podem fazer toda a diferença na hora de conquistar o seu espaço naquela empresa.  

Outra dica importante é manter a concentração e evitar desviar do assunto. Seja por um fator externo, como um barulho alto na rua, ou por um tema que chamou a sua atenção de forma pessoal durante a entrevista, é fundamental mostrar seu comprometimento ao responder as questões, tentar ser sucinto nas explicações e abranger, de forma prática, todas as perguntas que foram feitas durante o processo. Isso demonstra maturidade, segurança e autoconhecimento – fatores que são analisados com intensidade pelos entrevistadores.  

2. Garanta que seus recursos estejam 100% funcionais


Pode ser muito prejudicial para a sua imagem profissional marcar uma entrevista de estágio on-line e, no momento da chamada, ter problemas com seus recursos. Por isso, é muito importante verificar com antecedência se a sua conexão de internet está estável, se a câmera do seu computador transmite a imagem com clareza e se a captação de som está realmente boa. 
Evite problemas e faça o teste através de uma chamada de vídeo com um amigo ou familiar pouco antes do horário marcado para a entrevista. Dessa forma, você pode ajustar as configurações necessárias para que tudo corra bem e sem falhas.   

3. Tenha seus conhecimentos, experiências e habilidades na ponta da língua


É importante demonstrar suas aptidões durante a entrevista, por isso, esteja atento a fatos relevantes sobre a sua trajetória, suas experiências e conhecimentos para não se confundir no momento da entrevista.  

Lembrar-se de datas e fatos é fundamental para demonstrar o quão comprometido você está com sua evolução profissional. Então esteja preparado para responder perguntas que começam com “Quando” e “Por que” com clareza e sem se atrapalhar com o ano ou o motivo.  

Para ajudar, você pode manter uma cópia do seu currículo impresso ao seu lado, assim fica mais fácil acessar a informação rapidamente e evitar qualquer confusão.  

4. Escolha um fundo neutro e evite distrações


No momento da entrevista, é importante que você pareça bem preparado. Por isso, escolha um fundo neutro, com poucos elementos que possam desviar a atenção do entrevistador ou deixar uma impressão errada a respeito do seu profissionalismo.  

Antes de marcar a entrevista, analise o cenário com calma e tenha sempre em mente que a ideia é voltar as atenções do recrutador para as suas experiências e interesses profissionais, e não para o seu estilo de vida pessoal. Crie um ambiente neutro e suave, que passe uma visão de seriedade e segurança. Além disso, peça a ajuda daqueles que moram com você para manter o silêncio e evitar barulhos externos, interrupções ou aparecer no vídeo.  

5. Conte com a Unijorge para acelerar a sua carreira


Se você é um aluno Unijorge, saiba que pode contar com o Centro de Carreiras para ajudá-lo na conquista de uma vaga no mercado. Criado com o objetivo de orientar alunos e diplomados na construção de sua trajetória profissional, o Centro de Carreiras Unijorge possui programas especiais que desenvolvem ações focadas na aceleração da sua carreira.  

Programa de Estágio
Colabora para a inserção dos alunos da Unijorge no mercado de trabalho. Acompanha e supervisiona o estágio não obrigatório de todos os cursos, sejam presenciais ou a distância. 

Programa de Desenvolvimento de Carreira
Estuda as demandas do mercado com o objetivo de conhecer as tendências, competências e perfil profissional exigidos e as novas oportunidades criadas. Promove eventos com empresas de recrutamento das mais diversas áreas, organiza oficinas, estimulando o desenvolvimento profissional, e oferece orientações individuais aos alunos e diplomados. 

Quer saber mais sobre o Centro de Carreiras e conhecer esse diferencial da Unijorge?  

Clique aqui e saiba mais 

Tenha mais experiências na Unijorge
Quer mais informações?
Espaço do Colaborador:
2007 - 2021. Unijorge - CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital