Rede Ilumno firma parceria com a Deloitte para pesquisa sobre Cibersegurança

Com o intuito de analisar e propor melhorias para a área de Cibersegurança na América Latina, a Rede Ilumno inicia uma Cátedra de Pesquisa em parceria com a Deloitte CyberSOC.

Esta cátedra, oficializada na semana passada em Miami, tem como principal objetivo realizar um diagnóstico da proteção das infraestruturas críticas por governos de cada país, por diferentes pontos de vista, considerando aspectos normativos, tecnológicos, identificadores de infraestruturas críticas, organismos, planos de contingência etc. O diagnóstico trará uma radiografia completa da situação e servirá como guia para planos futuros de melhora neste assunto, tanto para governos quanto para empresas.

O trabalho de análise será liderado por pesquisadores das universidades componentes da Rede Ilumno, incluindo a Unijorge, em conjunto com uma equipe de experts da Deloitte e de outras empresas relevantes. As conclusões serão apresentadas em eventos regionais organizados pela Rede nos países onde a pesquisa for realizada.

O projeto surgiu após o último Fórum Econômico Mundial, quando os dados obtidos indicaram que as ciberameaças se tornaram uma das cinco ameaças globais mais importantes para a humanidade, colocando em risco a segurança dos países e a sobrevivência de seus cidadãos.

Por este motivo, as infraestruturas críticas de um país passam a ser peças-chave na estratégia de governos e empresas, pois são um foco crítico de ciberataque. Uma infraestrutura crítica pode impedir um país de administrar sua energia elétrica, bloquear as comunicações, estradas ou aeroportos – com as graves consequências econômicas e humanas que isto pode acarretar.