Rede Ilumno realiza cúpula para definir rumos das pesquisas na América Latina

Pela primeira vez, instituições privadas de ensino superior se unem para ampliar acesso ao ensino superior e investir em pesquisas no continente. Grupo já investiu US$ 4,5 milhões em 500 pesquisas na região.

Nos dias 9 e 10 de outubro, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) sedia o evento #LeadingKnowledge Rio de Janeiro 2014, nos campi Tijuca e Barra, reunindo os reitores das 10 universidades integrantes da rede Ilumno e o seu Conselho Científico, para definir o plano estratégico de investimento em pesquisas do grupo.

“Nos últimos cinco anos, a rede Ilumno já investiu US$ 4,5 milhões em 500 pesquisas com foco nas áreas de Ciências Sociais, Negócios e Gestão e Artes. Nos próximos cinco anos, a universidade planeja multiplicar os investimentos e o número de pesquisas, fortalecendo os estudos também nas áreas de saúde e tecnologia”, afirma o reitor da rede Ilumno, Oscar Aguer.

O encontro conta com a presença de três grandes estudiosos internacionais que fazem parte do Conselho Científico da rede Ilumno: Dr. Jaime Gil Aluja, Dr. Fernando Calderon e o Dr. Roberto Lobo. Eles irão dar conselhos sobre as linhas de trabalho e de parceria entre as instituições.

A rede Ilumno apoia 200 mil estudantes na região, com bolsas de estudos no valor de US$ 55 milhões por ano.  A grande missão do grupo é ampliar o acesso ao ensino superior de qualidade na América Latina, com foco no crescimento da educação a distância.

“A educação a distância é um modelo no qual o estudante precisa desenvolver uma rotina própria, precisa de apoio da família e do círculo social, precisa ter disciplina para alcançar um objetivo. Por outro lado, tem todo o apoio dos tutores da universidade e aulas especiais para aprender a administrar o seu tempo e tirar o melhor proveito possível de suas aulas”, explica o reitor da rede Ilumno.

Sobre a Rede Ilumno:

A Rede Ilumno consiste em 10 instituições inovadoras que oferecem programas de educação superior presencial e à distância na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Paraguai e Peru. No Brasil, além da UVA, a Rede está representada pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), na Bahia. Mais de um terço dos estudantes da Rede Ilumno estão matriculados nos 500 cursos de aprendizagem a distância, que contam com o suporte presencial de 33 sedes com mais de 400 centros de aprendizagem – uma abrangência inédita na América Latina. A Rede conta ainda com o suporte de oito mil docentes e colaboradores. Para mais informações sobre a Rede Ilumno, acesse o site  www.redeilumno.com.br