Dica LinkedIn #03: Tenha um endereço com seu próprio nome – e de graça!

Confira as vantagens e veja como customizar o seu próprio endereço no LinkedIn com seu nome e sobrenome.

Então você fez o seu perfil no LinkedIn, teve o maior capricho para elaborar cada campo, todo o cuidado escolhendo a foto ideal e pensou “maravilha, agora já posso começar a divulgá-lo por aí!”. E eis que o endereço da sua página, pra desgosto geral, é um nada agradável “/user084569856”. #ComoLidar?

O caso é que quando você faz um perfil numa rede social, é gerado automaticamente um endereço (URL) aleatório, cheio de letras e números, diretamente relacionado à sua conta – o que, convenhamos, é bem pouco simpático e nada profissional. Mas o que nem todo mundo sabe é que quase todas as plataformas permitem que você personalize a sua URL, fortalecendo ainda mais a sua marca pessoal.

No LinkedIn, a maior rede social profissional existente atualmente, essa necessidade de personalização diante de um universo tão grande de profissionais é ainda maior. O uso de uma URL personalizada permite, inclusive, que o seu perfil seja listado em buscas feitas pelo seu nome no Google, o que posiciona seu currículo de forma ainda mais visível aos recrutadores.

Mas como fazer?

Ao decidir configurar a sua URL personalizada, o ideal é utilizar na composição o seu nome e o sobrenome (ela aparecerá como “linkedin.com/in/seunomecompleto”). Se o seu nome for muito comum, talvez o endereço desejado já tenha sido escolhido por outro profissional, mas não desanime: teste outras combinações até encontrar uma que seja do seu agrado e que esteja disponível no sistema. Para isso, vale trocar a posição entre seu nome e o sobrenome, usar abreviaturas ou incluir sua atividade profissional. Por exemplo, se você é fotógrafo e se chama “João Pedro Silva”, você pode tentar, além do “joaosilva”, opções como “silvajoao”, “jsilva”, “jpsilva”, “joaopsilva”, #jsilvafotografia” etc. Use sua criatividade!

Se você já tem um perfil mas ainda não criou a sua URL personalizada, confira abaixo o passo-a-passo para configuração e siga em frente!

1. Faça o login no LinkedIn;
  2. Acesse as configurações do seu perfil. Para tanto, clique sobre seu nome de usuário, localizado no menu superior direito, e escolha a opção “Configurações e privacidade”;
  3. Dentro da nova tela que se abrirá, clique na opção "Editar seu perfil público";
  4. Escolha a opção "URL do seu perfil público" (normalmente localizada à direita da tela) e clique no link “Personalize a URL de perfil público”;
  5. Na nova tela, escolha a sua combinação entre nome e sobrenome e confira se a sua URL personalizada está disponível. Se estiver, aparecerá um símbolo verde. Para confirmar, basta clicar em "Definir URL personalizada" e pronto!
Fique atento! Não é possível alterar a URL mais de três vezes em seis meses, então é bom pensar bem na sua escolha. O seu endereço também não poderá conter espaços, símbolos ou caracteres especiais.

Conseguiu personalizar a sua URL? Ótimo, seu perfil já pode começar a ser divulgado apropriadamente. ;)

----------
Fique de olho nos nossos próximos posts e confira todas as dicas para construir um perfil campeão no LinkedIn. Se você já estiver cadastrado, aproveite para clicar aqui e se conectar à nossa página. E se quiser consultar desde já vagas de estágio ou emprego disponíveis especialmente para nossos alunos, entre em contato com o nosso Centro de Carreiras pelo telefone (71) 3206-8020, pelo e-mail carreiras@unijorge.edu.br ou pessoalmente.

Crie você mesmo o emprego dos seus sonhos!