Dica LinkedIn #04: Adicione competências

Tenha suas qualificações principais referendadas pelos seus contatos com apenas um clique.

O LinkedIn lançou o recurso de recomendações de competências como uma maneira de facilitar que os usuários pudessem qualificar seus contatos em especialidades diversas com apenas um clique. De maneira geral, podemos dizer que o campo de competências é uma espécie de resumo topificado de capacidades, apresentando em forma de palavras-chave aquilo em que você é bom.

Você mesmo pode indicar quais são os seus pontos fortes, separando-os por palavras-chave, e aumentando desta maneira as chances de ser encontrado em mecanismos de busca quando recrutadores ou parceiros de negócios estiverem procurando pessoas com determinadas habilidades. Caberá então aos seus contatos o voto nas suas competências, definindo deste modo as áreas ou tarefas específicas pelas quais você terá expertise reconhecida.

É importante pensar bem em quais são seus reais pontos fortes para não carregar este campo com informações irrelevantes. Por exemplo, se você é programador, convenhamos que não é exatamente um diferencial dizer que você tem familiaridade com o pacote Office... Procure usar esse campo para destacar as linguagens de programação que você domina e que são fundamentais para o seu trabalho.

Outra dica importante é jamais mentir ou exagerar no seu domínio de competências. Não adianta nada construir um personagem ideal e fake (como muita gente faz no Facebook, por exemplo), porque a lógica do LinkedIn é diferente. Ele funciona como um primeiro filtro, mas o que vai determinar a sua empregabilidade será o seu contato com o recrutador. Neste ponto, basta meia dúzia de perguntas para que ele saiba se você falou ou não a verdade – e como não há nada mais importante do que uma reputação sem arranhões, apresente sempre seus pontos fortes reais enquanto trabalha (de verdade) para melhorar os seus pontos fracos.

Recomendar seus colegas por qualidades que você reconheça neles é também uma excelente maneira de ajudá-los a conseguir destaque em seleções futuras. Para isso, basta entrar nos perfis, rolar a página até o campo de competências e clicar no “+” ao lado de cada tópico. Deste modo, você estará atestando que reconhece suas expertises e fortalecendo suas próprias conexões. Vale a pena!

----------
Fique de olho nos nossos próximos posts e confira todas as dicas para construir um perfil campeão no LinkedIn. Se você já estiver cadastrado, aproveite para clicar aqui e se conectar à nossa página. E se quiser consultar desde já vagas de estágio ou emprego disponíveis especialmente para nossos alunos, entre em contato com o nosso Centro de Carreiras pelo telefone (71) 3206-8020, pelo e-mail carreiras@unijorge.edu.br ou pessoalmente.

Crie você mesmo o emprego dos seus sonhos!