Dica LinkedIn #5: Deixe o seu perfil o mais completo possível

Quanto mais completo for o perfil, mais aproximada da realidade será a caracterização de quem você é dentro e fora do ambiente corporativo. Confira dicas.

Por desconhecimento, preguiça ou descaso, muitas pessoas abrem uma conta no LinkedIn e preenchem somente as informações mais básicas – como nome e localização. O que essas pessoas não sabem é que o perfil do LinkedIn é a identidade on-line do profissional. Quanto mais completo for o perfil, mais aproximada da realidade será a caracterização de quem você é dentro e fora do ambiente corporativo. Por esse motivo, além dos campos pertinentes às experiências profissionais e formações acadêmicas, é importante também revelar em seu perfil informações sobre cursos de extensão, projetos pessoais relevantes, hobbies, atividades voluntárias – e tudo mais que lhe caracterize como um ser humano complexo, sob prismas diversos.

Para entender a importância desse cuidado, procure se imaginar na seguinte situação: você está trabalhando, concentrado, e de repente recebe em seu e-mail uma notificação de que uma pessoa está interessada em agendar uma conversa profissional com você, via LinkedIn. Qual a sua primeira reação?

Muito provavelmente, sua reação será abrir o perfil da pessoa no próprio LinkedIn e começar uma série de inferências baseadas nas informações que lá estão. Você vai verificar onde ela trabalha atualmente (ou se está desempregada), quais as experiências anteriores e o que seus colegas de trabalho ou ex-chefes dizem sobre a pessoa na seção de recomendações. Verá qual a formação acadêmica, quais as habilidades específicas e se vocês têm contatos em comum. A partir daí, poderá decidir se faz sentido e se vale a pena continuar a conversa.

Mas, se você se deparar com um perfil em branco, sem foto ou informações relevantes, as chances de responder à solicitação de contato caem drasticamente, não?

Ou seja, quanto mais completo for seu perfil, mais fácil será para a pessoa que o visualiza saber quem é você e o que você faz. Por mais chato que isso possa parecer, procure seguir os passos que o próprio LinkedIn recomenda e preencha o seu perfil com as melhores informações, sem aumentar ou inventar experiências. Mantenha seu perfil atualizado com informações sobre o seu trabalho atual, nome das empresas nas quais já trabalhou e universidades nas quais se formou - isso lhe ajudará a se conectar com as mais diversas pessoas durante cada fase da sua vida.

----------
Fique de olho nos nossos próximos posts e confira todas as dicas para construir um perfil campeão no LinkedIn. Se você já estiver cadastrado, aproveite para clicar aqui e se conectar à nossa página. E se quiser consultar desde já vagas de estágio ou emprego disponíveis especialmente para nossos alunos, entre em contato com o nosso Centro de Carreiras pelo telefone (71) 3206-8020, pelo e-mail carreiras@unijorge.edu.br ou pessoalmente.

Crie você mesmo o emprego dos seus sonhos!