Alunos de R.I. comemoram seis meses de atuação na Associação Comercial da Bahia

Alunos participam da reativação da Comissão de Comércio Exterior e de Relações Internacionais da Associação Comercial da Bahia

Em maio de 2014 foi dado o primeiro passo para a reativação da Comissão de Comércio Exterior e de Relações Internacionais da Associação Comercial da Bahia e nessa oportunidade já houve um pioneirismo pelo fato da primeira parceria entre a Associação e o Centro Universitário Jorge Amado.

O curso escolhido foi o de Relações Internacionais, o que já demonstra a leitura e visão que a casa tem em formar uma equipe com mão de obra especializada, ao contrário de outras instituições e empresas que normalmente contratam economistas ou administradores para desenvolver tais atividades. Com isso, seis jovens foram convidados a iniciar o projeto e prontamente aceitaram o desafio, uma vez que enxergavam uma excelente oportunidade de aplicar o aprendizado da sala de aula e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais, além de ser uma vitrine ímpar para o curso e para a carreira profissional.

Em seis meses de ACB, inúmeras visitas foram feitas para conhecer as instituições que formam a estrutura ou sistema de comércio exterior, além de inúmeros convites para se fazer presente em reuniões importantes e seminários de investimentos com outros países. “Com certeza essa pequena jornada na Comissão nos fez desejar ainda mais trabalhar na área. A começar pelo nosso ‘chefe’, Wilson Andrade, ex-presidente da Associação Comercial da Bahia e atual coordenador da Comex-ACB, que faz questão de nos apresentar como colaboradores da Associação e que estamos ali pra desenvolver uma atividade muito rica e promissora.

Além disso, posso destacar que houve duas oportunidades que foi o puro reconhecimento de nosso trabalho. A começar pelo convite do presidente da Associação Comercial, Marcos de Meirelles Fonseca, para estarmos presente numa reunião com o cônsul norte-americano para assuntos políticos e econômicos do Consulado Americano no Rio de Janeiro; a segunda foi o convite que recebi para visitar a ÁCCIO, que é a Câmara de Comércio da Catalunha (Espanha) e representação oficial do governo catalão. Com certeza Jeann Viana, João Victor, Roberta Orrico, Brenda Prata e Leonardo Nunes estão tão motivados quanto eu e adorando a oportunidade que a casa tem nos oferecido”, externou Leonel Barreto, membro da Comex-ACB.

A comissão também já teve a oportunidade de negociar parceiros para a Associação Comercial, além de organizar alguns eventos, como a Missão Empresarial da França na Bahia. O Banco do Brasil se tornou um parceiro na promoção dos cursos ligados ao comércio exterior e nesta oportunidade Jeann Viana, membro da Comex-ACB, já realizou dois cursos e se mostra muito entusiasmado. “Tive oportunidade de fazer o curso de Treinamento de Exportação e Carta de Crédito, os quais me deram a capacidade de objetivar negócios internacionais e ampliar os conhecimentos de comércio exterior, além de adquirir experiências com outros colegas que atuam no mercado global”, externou Jeann Viana. Roberta Orrico acredita que “tem sido um aprendizado muito grande ao organizar essa Missão Empresarial com empresários franceses e nos fez adquirir um conhecimento, além de nos dar a oportunidade de compreender como funciona uma missão empresarial”.

Por fim, vale ressaltar que o trabalho na Comex-ACB já demonstra que parceiros estão observando nossas ações, pois um dos membros, Lucas Souto, foi chamado para trabalhar na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Provando assim nossa primeira relação de sucesso dentro da Comex-ACB.

Hoje, além de Leonel Barreto, Jeann Viana e Roberta Orrico, a Comex-ACB é composta por João Victor Queiroz, Brenda Prata e Leonardo Nunes Maia.