Programa de Iniciação Científica da Unijorge leva alunas para evento nacional

As alunas Arlete Gonçalves, do curso de Enfermagem; Fabíola Pereira, de Psicologia; Lairis Góes, de Ciências Biológicas; e Mercedes Dórea, de Engenharia Civil, estiveram presentes na 14º edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica – Conic, que aconteceu no final de novembro em São Paulo. Elas compartilharam os resultados de suas pesquisas e trocaram experiência com pessoas de todo o país.

Lairis, que apresentou o desenvolvimento de sua pesquisa sobre "comunidade de abelhas (apoidea, hymenoptera) em uma área de restinga, na Bahia", disse que a participação no CONIC “servirá de exemplo para outros alunos darem mais valor a iniciação cientifica dentro da faculdade, que é gratuita e só depende de cada um no desenvolvimento”. Já Mercedes Dórea, que falou sobre dimensionamento e detalhamento da armadura de punção em laje Bubbledeck, comentou sobre a oportunidade de ir ao CONIC, “foi inesquecível. Primeiro projeto, primeira participação no Congresso como palestrante, mostrando um trabalho de meses de pesquisa. Foi minha recompensa e o incentivo para buscar novos desafios”.

Fabíola apresentou seu trabalho sobre "Estrutura e funcionamento de famílias em contextos de vulnerabilidade psicossocial", baseado na Teoria Estrutural de Salvador Minuchin. “A participação no 14º CONIC foi revigorante e uma fonte de aprendizado. Acredito que as participantes enviadas pela Unijorge acrescentaram uma grande experiência à carreira profissional, uma vez que esses momentos proporcionam um grande aprendizado”, resumiu Fabíola.

Arlete mostrou o seu estudo de caso de um paciente em acompanhamento no Instituto de Saúde da Unijorge, portador da rara síndrome de Dandy-Walker. “A experiência no CONIC foi extremamente enriquecedora, uma vez que tivemos a possibilidade de conhecer os mais diversos trabalhos desenvolvidos no país, nas mais diversas áreas”, resumiu a aluna.

A participação das alunas no evento, proporcionada pela Unijorge, faz parte do Programa de Iniciação Científica da instituição, coordenado pela professora Alessandra Argolo.