Inscrições abertas para Sessões de Pesquisa de Enfermagem na Unijorge

Projeto desenvolvido em conjunto pelas coordenações do curso de Enfermagem e de Iniciação Científica da Unijorge, Sessões de Pesquisa de Enfermagem chega à segunda edição neste semestre. O objetivo principal é fortalecer, entre os alunos, as bases da pesquisa, especialmente nas áreas de saúde, através de encontros com professores para tratar de temas relacionados a sua execução. Os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, das 17h às 18h, na sala 3014, prédio II, campus Paralela. A cada tema, um professor é convidado.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis para todos os alunos interessados em realizar pesquisa na área de saúde. Os interessados podem buscar mais informações na Coordenação do curso de Enfermagem pelo telefone (71) 3206-8117. A supervisão do projeto fica por conta da professora Monique Santana.

Confira a programação de encontros para este semestre:
- 06/03/2015 – Tema: Princípios fundamentais para escrever um trabalho científico.
O que será tratado: Itens importantes para se escrever; Erros comuns dos iniciantes; Razões porque escrevemos; Preparação para escrever.
Convidado: Monique Santana.

- 20/03/2015 – Tema: Estrutura de um artigo científico: modelo IMRAD – introdução.
O que será tratado: Estrutura do artigo. Aspectos técnicos redacionais para confecção da introdução. Erros que cometemos ao estruturar um artigo científico.
Convidado: Monique Santana.

- 10/04/2015 – Tema: Apresentação de artigo.
O que será tratado: Apresentação do artigo pela discente. Discussão do conteúdo e estrutura do artigo.
Convidado: Carolina Pinto.

- 24/04/2015 – Tema: Pesquisa em base de dados eletrônicas e dos descritores em ciências da saúde.
O que será tratado: Conceito de descritor; Consulta aos descritores em ciências da saúde (http://decs.bvs.br/); Pesquisa de artigos nas bases de dados eletrônicas (LILACS, SCIELO, BIREME, MEDLINE, PUBMED).
Convidado: Laís Coimbra.

- 08/05/2015 – Tema: Revisão de literatura: Bibliometria.
O que será tratado: Características, etapas, vantagens, desvantagens e limitações.
Convidado: Aline Macedo.

- 22/05/2015 – Tema: Revisão sistemática e metanálise.
Convidado: Carolina Barbosa.

- 05/06/2015 – Tema: Normas da ABNT e Vancouver. Normas de Citação e Referências.
O que será tratado: Discussão sobre as normas da ABNT e Vancouver. Conceito de citação; Importância da citação; Tipos de citação (direta/indireta e citação de citação); Sistema autor-data: regras gerais.
Convidado: Luize Rezende

- 19/06/2015 – Tema: Normas de Citação e Referências.
O que será tratado: Conceito de citação; Importância da citação; Tipos de citação (direta/indireta e citação de citação); Sistema autor-data: regras gerais.
Convidado: Lázaro Souza.