Eduardo Lyra convoca alunos para protagonismo, em Aula Magna da Unijorge

Centenas de estudantes lotaram o Auditório Zélia Gattai para assistir, na manhã desta segunda-feira, 13 de abril, à Aula Magna com o transformador social, jornalista e roteirista Eduardo Lyra. O visitante foi apresentado ao público por um admirador da trajetória de Eduardo, o sócio e diretor de planejamento da agência de publicidade TUDO, Cléber Paradela.

No início da Aula, um clip com depoimentos dos pais de Lyra contava um pouco da história do rapaz: nascido em uma favela de Guarulhos, Eduardo viu sua família ser notícia em jornais quando seu pai, um ex-esportista que se tornou chefe de quadrilha de roubo de carga, foi preso. Essa experiência foi um ponto de virada para Eduardo, que prometeu colocar o nome da família Lyra novamente no jornal, mas com boas notícias.

Para sair da posição em que estava, Eduardo teve como armas a educação formal, tendo se graduado em jornalismo; sua força de vontade, nutrida por empenho da mãe; e as lições de pessoas experientes, que o ajudaram a adquirir um vasto conteúdo para enfrentar as adversidades. Com esse empenho, Eduardo conseguiu concluir sua faculdade; escreveu o livro “Jovens Falcões”, no qual narra histórias de vida inspiradoras; roteirizou o filme “Na Quebrada”; fundou o projeto Gerando Falcões, para transformar a vida de jovens da periferia; e dá palestras pelo país inteiro. Por tudo isso, ele foi eleito um dos 30 jovens mais influentes pela revista Forbes.

Para jovens e adultos que assistiam a Aula Magna da Unijorge, Eduardo ressaltou que existem dois campos na vida: o da vítima e o do protagonista. Ele afirmou ter passado muito tempo no lado da vítima, onde tudo pode ser usado como desculpa para não alcançar sonhos e objetivos. “Já estive neste lugar e posso dizer que não vale a pena”, aconselhou. Segundo ele, o campo do protagonista é o que traz retornos para si e para o país. “Para estar aqui [no campo do protagonista] é preciso bater no peito e dizer ‘agora é comigo’”, finalizou o palestrante com um convite para que todos transformem suas próprias vidas.

Confira álbum com fotos da Aula Magna