14h44

Coordenadora é premiada por pesquisa em Simulação Realística para aulas de saúde

Compartilhe
Tamanho do Texto

A coordenadora do curso de Enfermagem do campus Comércio, professora Claudenice Ferreira dos Santos, ficou em segundo lugar no concurso Ideias Inovadoras, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb. A pesquisa da professora tem como tema “Maquiagem Cênica para o Ensino em Saúde na Metodologia de Simulação Realística”.
 
Esta temática tem relação com a aplicação dos métodos de simulação realística e da maquiagem cênica por Claudenice, em parceria com os professores de Enfermagem da Unijorge, com a finalidade de tornar as situações mais próximas do real em aulas práticas. Segundo a professora, seu próximo passo será disponibilizar o composto que simula os ferimentos para uso de outros profissionais e publicar um atlas com o passo-a-passo de maquiagem cênica voltado para educação de profissionais de saúde.
 
Desenvolvimento da pesquisa – Em 2007, a professora começou a trabalhar com ATLS (Suporte Avançado de Vida no Trauma, tradução livre do inglês Advanced Trauma Life Support). Nessa época, para simular atendimentos nas aulas, eram utilizadas peças anatômicas importadas que, segundo a pesquisadora, não eram tão fieis à realidade. Por essa razão, Claudenice dos Santos desenvolveu uma pesquisa que durou dois anos para chegar a um composto que faz a reprodução apropriada de traumas como facadas, tiros, escoriações, queimaduras, entre outros.
Tenha mais experiências na Unijorge
Quer mais informações?
Espaço do Colaborador:
2007 - 2020. Unijorge - CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital