Ayres Britto encerra Semana Jurídica da Unijorge

Citando “Metamorfose Ambulante”, de Raul Seixas, o ministro aposentado do STF, Carlos Ayres Britto, iniciou sua fala na noite de encerramento da Semana Jurídica na Unijorge, dia 08 de maio, diante de centenas de alunos, bem como autoridades e professores de Direito presentes no Auditório Zélia Gattai.

Poeta e jurista, o sergipano Ayres Britto falou sobre “A Unidade da Vida e a Humanização do Direito”, convocando todos os presentes a colocar os direitos humanos como guias de atuação no trabalho. O ministro é conhecido por importantes votos, sempre no sentido dos direitos fundamentais, como foi ressaltado nas homenagens feitas pelo aluno, João Falcão, e o professor Georges Humbert, ambos do curso de Direito da Unijorge.

Juiz vai à sala de aula - Durante o evento, a presidente da Associação dos Magistrados da Bahia(Amab), a juíza Marielza Brandão, e a também magistrada e membro da diretoria executiva da associação, Carla Ceará, lançaram “O Juiz vai à sala de aula”. Esse projeto nasceu após um Ateliê promovido pela Unijorge, quando a juíza Marielza foi convidada a falar com detalhes sobre a atuação do juiz de Direito, suas atribuições e restrições, bem como as dificuldades enfrentadas atualmente. Foi nesta experiência com os alunos da Unijorge que Marielza percebeu a importância dos juízes se aproximarem da comunidade, iniciando pelos estudantes de Direito e de Jornalismo.

No evento final da Semana Jurídica, foram distribuídas cartilhas produzidas pela Amab com informações detalhadas sobre Função e Composição do Poder Judiciário, Garantias e deveres dos magistrados, Justiça Estadual, Graus de Jurisdição, entre outras. O projeto itinerante vai passar por instituições de ensino superior da Bahia para realizar bate-papos com alunos, no formato do que foi produzido pela Unijorge.