Jornalismo de dados é tema de palestra que acontece no dia 16 de setembro

O Jornalismo de dados e a independência do jornalista serão os temas discutidos no dia 16 de setembro, às 10h, no auditório Zélia Gattai, campus Paralela. O evento, organizado pela coordenação dos cursos de comunicação, é gratuito e aberto ao público.

Juan Torres, editor de Cidades do jornal Correio, é o convidado para abordar e discutir o tema. O jornalista é gerente de projetos da Escola de Dados, organização voltada para treinamento no uso de bases de dados e fundados da Jornalismo++, primeira agência de Jornalismo de Dados do Brasil.

Tem passagens pelo diário Marca (Espanha), Globesporte.com (RJ), jornal Extra (RJ), Agencia EFE (RJ), Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e já colaborou com diversas revistas da Editora Abril. Conquistou este ano o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (categoria internet) e, em 2012, foi finalista do Data Journalism Awards, Kurt Schork Awards e Prêmio Esso.

Para Patricia Moraes, coordenadora dos cursos de comunicação social da Unijorge, eventos deste porte são fundamentais para uma formação diferenciada. “Os estudantes precisam entender a profissão com o olhar da teoria, mas também com a perspectiva do mercado. A conexão com a prática mercadológica é fundamental e esta é a marca do nosso curso”, assegura.