Workshop gratuito sobre roteiro de filmes acontece 16 e 17 de setembro

Nos dias 16 e 17 de setembro acontece no Centro Universitário Unijorge (campus paralela) o workshop “Entre o roteiro e a tela – Intervenções Criativas”. A capacitação é gratuita e voltada para estudantes dos cursos de audiovisual, comunicação social, artes cênicas, letras e produção cultural. Os selecionados receberão via e-mail uma cópia do roteiro a ser trabalhado na oficina.

Os participantes vão assistir a demonstrações de filmagens de cenas em estúdio com o diretor, roteirista e produtor João Rodrigo Mattos (de “Trampolim do Forte”) e os atores baianos Analu Tavares, Fernanda Beling, Jarbas Oliver, Jussara Mathias e Gustavo Ramiro

Para a realização de um filme, principalmente os de ficção, o roteiro é talvez, a peça mais importante do processo, pois além do trabalho da dramaturgia, ele serve de guia para que toda a equipe envolvida possa desenvolver o seu trabalho. O Workshop proposto pela Unijorge será realizado em duas etapas, durante dois dias. A primeira parte da programação possibilitará ao participante, através de ações práticas, vivenciar a convivência de artistas e técnicos de set de filmagem, com ênfase no trabalho do diretor que, seguindo as orientações do roteiro, interpreta e repassa para os atores as intenções dos diálogos e a função, cena a cena, da trama.  Cabe ainda ao diretor definir elementos essenciais para decidir junto ao diretor de fotografia, figurinistas e cenógrafos elementos visuais que garantam a harmonia das formas e/ou das cores, enfim, a estética que se deseja como resultado final nas telas.

O roteiro “Felipa de Souza”, de Douglas Tourinho, adaptação da obra homônima da escritora Patrícia Toledo, uma ficção inspirada em personagem histórico da Inquisição na Bahia, será disponibilizado com antecedência para a leitura dos participantes e servirá como base para a vivência cinematográfica proposta pelo workshop. Os participantes assistirão a demonstrações de filmagens de cenas em estúdio com o diretor, roteirista e produtor João Rodrigo Mattos (de “Trampolim do Forte”) e os atores baianos Analu Tavares, Fernanda Beling, Jarbas Oliver, Jussara Mathias e Gustavo Ramiro. Todos poderão assistir ao diretor desempenhando seu papel junto aos atores. Alguns participantes serão sorteados para desempenhar o papel de diretor a partir de uma cena do roteiro escolhida na hora para ser ensaiada e gravada em vídeo.

No segundo e último dia do workshop, os participantes assistirão a uma palestra/debate com o roteirista Douglas Tourinho sobre todas as etapas de criação de um roteiro de ficção baseado em fatos históricos (pesquisa, trama, abordagem, narrativa, escaleta, diálogos, roteiro final e novas versões).

Os eventos acontecerão no estúdio de TV da Unijorge/ campus Paralela , nos dias 16 (18h às 21h) e 17 de setembro ( 18h às 20h) , com apoio da Coordenação dos Cursos de Comunicação Social da universidade e sob a organização e supervisão do professor de Produção Audiovisual, Max Bittencourt em parceria com o proponente do projeto “Felipa de Souza”, Douglas Tourinho.

O projeto “Felipa de Souza”, de Desenvolvimento do Roteiro Cinematográfico de Longa-metragem, foi contemplado pelo Edital 18/2013 do Setorial de Audiovisual da FUNCEB, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.