Ações de contra-terrorismo para contenção do Estado Islâmico são tema de debate

Nos dias 19 e 20 de outubro, o curso de graduação em Relações Internacionais da Unijorge realiza mais uma edição do Simulado das Nações Unidas (SINU) – “Mudar o mundo é possível”. Neste ano, a simulação, que ocorre das 8h às 12h30 no auditório Zélia Gattai (campus Paralela) será no âmbito do Conselho de Segurança da ONU, discutindo o tema "Ações de contra-terrorismo para contenção do Estado Islâmico". O evento é aberto aos alunos dos demais cursos da Unijorge, que podem participar como ouvintes.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais (NURI), profª Vanessa Borges, o SINU é um instrumento de incentivo ao debate sobre a conjuntura internacional e sobre os temas que estão na agenda internacional atual. Além disso, ela destaca que durante o evento “os alunos aprendem, de maneira prática, sobre o funcionamento das organizações internacionais e desenvolvem competências pessoais e profissionais diversas, tais como: capacidades de liderança, oratória, articulação e negociação; e habilidade de estabelecimento de diálogo com atores/entidades de origens e pontos de vista adversos”.

Reconhecimento
Em novembro, duas alunas do curso de Relações Internacionais da Unijorge embarcam para Nova York, onde participarão de um workshop da ONU para o qual foram selecionadas graças ao seu envolvimento no SINU. Trata-se de um workshop organizado pelo Departamento de Informações Públicas da ONU, que tem por objetivo examinar como os modelos de simulação das Nações Unidas podem capturar, mais apuradamente, os processos de negociação que ocorrem normalmente na entidade. De acordo com o coordenador do curso de Relações Internacionais, prof Matheus Souza, na ocasião as estudantes também terão a oportunidade de conhecer outras experiências de simulação, como a que ocorre atualmente em Harvard.

O simulado realizado pela Unijorge tem um site mantido e alimentado pelos alunos, disponível em: http://sinu.internacionalistas.org/