Alunas de Relações Internacionais representam a Unijorge em workshop da ONU

Duas alunas do curso de Relações Internacionais estão representando a Unijorge e a Bahia em um workshop realizado pela ONU, que acontece entre os dias 6 e 9 de novembro em Nova York, nos Estados Unidos. Amanda Ellery e Isabella Gadelha, viajaram nesta quarta-feira (4) e foram as únicas estudantes de todo estado selecionadas para o evento.

O workshop é organizado pela ONU em conjunto com a Federação Mundial das Associações de Modelos Internacionais das Nações Unidas (WIMUN) e é projetado para alunos e apoiadores dos simulados dos Modelos de Organização da ONU. Os simulados são uma espécie de laboratório de Ciências Sociais promovidos por instituições de ensino como estratégia de aprendizado. O intuito é reproduzir uma conferências das Nações Unidas, oferecendo aos estudantes a oportunidade de exercer variados papéis, desde Secretário Geral, a diretores de comitês, assistentes e delegados. A proposta é que os participantes tenham que lidar com resolução de conflitos e negociação por meios diplomáticos, praticando a oratória e dinâmicas de grupo.

Vanessa Borges, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais da Unijorge, explica que o workshop é uma ferramenta da ONU para orientar sobre os métodos e procedimentos padrões das conferências, garantindo que sejam o mais próximo possível do real. “Em outubro, realizamos o 8º simulado da Unijorge, com o tema ‘Ações de contraterrorismo para contenção do Estado Islâmico’ e o resultado foi muito satisfatório. Os estudantes representam diversos países e fazem um trabalho de pesquisa bem extenso”, explica Borges.

Para o coordenador do curso de Relações Internacionais da Unijorge, Matheus Souza, a seleção das alunas para o evento coloca a instituição e a Bahia em uma outra escala no mapa da ONU. “Encaramos isso como uma conquista e um reconhecimento dos trabalhos que temos desenvolvido com os nossos alunos. É uma grande oportunidade para aperfeiçoarmos nossos métodos e práticas no simulado”, afirma.

Malas prontas e grandes expectativas

Amanda e Isabela já estão com as malas fechadas e o coração a mil para a viagem à Nova York. Cursando o 6º semestre de Relações Internacionais, Amanda diz que está ansiosa com as possibilidades de aprendizado, mas ao mesmo tempo tranquila por saber que está bem preparada para participar do evento. “Já recebemos a programação do workshop e está bem extensa. Estou muito feliz de ter a oportunidade de participar e espero conseguir assimilar o máximo de informações nesses três dias”, garante.

Para Isabela, que está no segundo semestre do curso, a viagem simboliza uma grande abertura de portas, já que aspira seguir carreira na área de direitos humanos da ONU. “Com certeza esse será um marco na minha jornada como Relações Internacionais. Sempre me interessei pela área humanitária e estou animada com a possibilidade de conhecer pessoas do mundo inteiro e ampliar meu network.”, comenta a estudante.

A seleção para o workshop começou em junho e o principal requisito para os estudantes se candidatarem a uma vaga era ter participado numa simulação como delegado ou como parte do comitê organizador por pelo menos dois anos. Desde o início do processo seletivo, a Unijorge apoiou as alunas a participarem da iniciativa. Parte dos custos da viagem foram, inclusive, bancados pela instituição em parceria com a ETC Intercâmbio. Amanda e Isabela retornam de Nova York no dia 10 de novembro.