Núcleo de Acessibilidade da Unijorge promove inclusão de pessoas com deficiência

Segundo dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45,6 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. O maior percentual de pessoas com pelo menos uma das deficiências investigadas está no Nordeste do país, com cerca de 26,6% da população.

Para garantir o acesso, condições de permanência e integração dos alunos com deficiência à vida acadêmica, a Unijorge instituiu o Núcleo de Acessibilidade, órgão ligado diretamente à Reitoria. Compete ao Núcleo ofertar educação especial e apoio especializado voltados à eliminar possíveis barreiras que possam obstruir o processo de aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, através de um conjunto de atividades organizadas institucionalmente a partir da Política de Diversidade Humana, Inclusão e Acessibilidade. O objetivo é garantir um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades para todos os alunos.

Ana Terse Soares, Coordenadora do Núcleo, afirma que as ações desenvolvidas visam acolher a diversidade, integrando todas as áreas e atividades da Unijorge, demonstrando seu caráter multidisciplinar para a inclusão educacional e social das pessoas com deficiência no Ensino Superior. “Compreendemos a acessibilidade desde o momento da seleção dos candidatos no vestibular, no planejamento e execução do nosso orçamento, formação de professores, orientação dos profissionais, práticas pedagógicas e todas as ações necessárias que contribuam para a manutenção das condições de permanência dos nossos alunos”, complementa.

Para a UNIJORGE, o seu papel social e os fundamentos políticos-conceituais nos quais a acessibilidade se respalda, devem transcender os limites do seu compromisso com a produção e difusão do conhecimento previstos na articulação das ações de ensino, pesquisa e extensão – a sua responsabilidade social é assim, parte constitutiva da natureza e da essência da Instituição.