10 coisas que determinam a felicidade

A felicidade é uma qualidade subjetiva com uma definição que varia muito de pessoa para pessoa. O World Database of Happiness (banco de dados mundial da felicidade), em Rotterdam, na Holanda, diz apresentar um “registro contínuo da pesquisa científica feita a respeito da apreciação subjetiva da vida". Por outro lado, temos a psicologia positiva, um movimento cujos membros fazem pesquisas científicas sobre a natureza da felicidade, responsável pela publicação de uma obra de 800 páginas denominada “Forças e virtudes do caráter: um manual de classificação” (em tradução livre), que compila as as características, comportamentos e condições que teoricamente levam à felicidade.

Confira abaixo o “top 10” das coisas que determinam a felicidade humana, de acordo com este crescente leque de pesquisas a respeito:

10 – Ter uma memória curta
Guardar rancor não lhe fará feliz. A habilidade de perdoar e esquecer é frequentemente citada como um fator importante por alguns centenários para ter conseguido comemorar o centésimo aniversário.

9 – Vivenciar a justiça
Uma pesquisa conduzida pela universidade Rutgers, nos Estados Unidos, mostrou que o cérebro humano é estimulado positivamente em situações em que pessoas são tratadas igualmente, de forma justa.

8 – Ter muitas amizades
Ter um círculo social amplo é um fator determinante para que alguém se considere feliz ou não. Segundo o "pesquisador da felicidade" Ed Diener, extrovertidos costumam ser mais felizes do que introvertidos pois eles podem escolher entre passar o tempo sozinhos ou acompanhados de amigos e familiares.

7 – Vivenciar a espiritualidade
Um estudo que envolveu 166.000 pessoas de diferentes países mostrou uma relação direta entre praticar uma religião e se afirmar como uma pessoa feliz.

6 – Pensar no futuro
Em seu livro Stumbling on Happiness (Tropeçando na felicidade), o psicólogo Daniel Gilbert defende que a felicidade pode partir da capacidade de projetar precisamente o que nos fará felizes no futuro. Segundo o autor, estudos indicam que o ser humano é feliz pensando no futuro pois na maioria das vezes o pensamento é uma espécie de devaneio – no qual ele é mais feliz e tem mais sucesso do que provavelmente será vivenciado.

5 – Desenvolver uma habilidade
Segundo o professor de psicologia Dr. Timothy A. Pychyl, a estrada para a felicidade é simples: “Vivencie, não compre”. Realizar algo que exija o investimento de tempo, esforço e devoção resultará em uma experiência enriquecedora, e que dará sentido à vida.

4 – Ter o controle sobre sua vida
Controlar a sua própria vida proporciona satisfação e, portanto, felicidade. O contrário é fácil de observar: pessoas que não controlam a própria vida – em uma prisão ou em um asilo – tendem a ser infelizes e ter moral baixo.

3 – Medir o sucesso através de si mesmo
Você deve ser sua própria referência para medir o seu sucesso. Leve em conta a sua própria performance, e não como ela se compara a qualquer outra pessoa. O único competidor em busca do sucesso deve ser você mesmo.

2 – Ter uma boa genética
Segundo o artigo “The Science of Lasting Happiness” (A ciência da felicidade duradoura) – com autoria de Marina Krakovsky – um estudo com gêmeos e crianças adotivas mostrou que aproximadamente 50% da felicidade é determinada pela genética.

1 – Gostar de si mesmo
Gostar de si mesmo é a principal característica de pessoas felizes. É o que inúmeros estudos comprovam. Pessoas felizes gostam de si mesmo. Elas se consideram pessoas incríveis. Elas tem uma auto-estima alta, se consideram inteligentes, com altos padrões éticos e bem menos preconceitos que as outras pessoas.

Fonte (em inglês): http://www.askmen.com/top_10/entertainment/top-10-things-that-determine-happiness.html