14h46

Unijorge recebe autora do livro Jornalismo sem manchete nesta terça (22)

Compartilhe
Tamanho do Texto
Nesta terça, 22, a Unijorge recebe Luciana Moherdaui, autora do livro Jornalismo sem manchete | A implosão da página estática, para lançamento da publicação em formato de e-book, a partir das 9h30 no auditório Zélia Gattai.
Em sua nova obra, Luciana faz uma longa e rigorosa análise dos formatos site e portal. E conclui que eles ainda são constituídos pelo design tradicional de jornais: com hierarquia, diagramação e colunas quando a cultura de dados impõe uma nova estética que implode a página estática.

 “A internet, em especial as redes sociais e a narrativa em bases de dados, empurrou o jornalismo a uma mudança significativa na estética e na produção: a interface deixa de ser apenas um paginador e as notícias deixam de ser apenas uma interação entre repórter, editor e diretor, novos atores sociais também estão envolvidos na produção de conteúdo”, explica Luciana.

As constatações de Jornalismo sem manchete são irreversíveis, e indicam que as empresas de comunicação não lidaram bem com a transição para a internet, sobretudo para as redes sociais, usadas como fonte de tráfego para portais e sites.

“O livro leva a uma série de conclusões, como a perda do poder da home page, e a perda do poder da manchete, mas, talvez, a mais importante delas é evidenciar que empresas de comunicação não são proprietárias de redes sociais, não controlam seus fluxos informacionais. Já houve tentativas de criar redes próprias, mas não funcionou. Não é da lógica de jornais operar no conceito de rede”, afirma Luciana.
 
Sobre a autora
Luciana Moherdaui é doutora pela PUC/SP em processos de criação nas mídias, autora do Guia de estilo web – produção e edição de notícias on-line (Senac 2000), primeiro livro do gênero no país. Foi bolsista do UOL Pesquisa em 2008 e participou da criação do iG e do Último Segundo.
Tenha mais experiências na Unijorge
Quer mais informações?
Espaço do Colaborador:
2007 - 2020. Unijorge - CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital