Prorrogadas as inscrições para nova temporada do projeto Lab Y

Promover a formação e qualificação de estudantes de Jornalismo e Produção Audiovisual com enfoque educacional e profissionalizante. Esse é o intuito do Laboratório de Novas Ideias (Lab Y), programa realizado pelo Jornal Correio* e pela Unijorge, e que chega à sua segunda edição em 2016. As inscrições, prorrogadas até o dia 18 de abril, podem ser feitas pelo site: www.correio24horas.com.br/laby. O edital com todas as informações como critérios de avaliação, condições de participação e valor da bolsa-auxílio pode ser consultado neste link.

Para participar, o aluno deve enviar, via YouTube, um vídeo-flagrante, de até 15 segundos, feito por celular, com algo que, para ele, seja notícia ou um recorte do real que vale a pena ser documentado. O estudante deve ainda justificar sua escolha. Os melhores flagrantes e justificativas vão passar para a segunda fase, na qual os alunos deverão fazer um vídeo criativo de até 30 segundos sobre o flagrante documentado na etapa anterior, que pode ser uma suíte jornalística, um conteúdo analítico, uma opinião ou uma intervenção artística sobre o fato.

Julgados por profissionais do Correio* e pela equipe multidisciplinar de coordenação do projeto, os selecionados para a terceira fase vão passar ainda por entrevistas e teste comportamental. O Lab Y terá duração de quatro meses, com 20 horas semanais, no turno vespertino. Toda a produção será publicada em um canal especial do site Correio 24horas.

Criatividade e expressão
O programa estimula a criatividade e a elaboração de conteúdos audiovisuais diferenciados, que estejam cada vez mais próximos do olhar local e de seus interesses para, assim, refletir o cotidiano e a maneira de ser dos baianos.  O Lab Y é aberto para estudantes de Jornalismo e Produção Audiovisual da Unijorge e de Audiovisual das ONGs Cipó, Pracatum e TV Pelourinho.

O ineditismo, a criatividade, a compreensão do uso de plataformas digitais na comunicação e a capacidade de fazer inferências sobre a realidade e de expressar e defender suas ideias são alguns dos pré-requisitos para a seleção.