Estudantes da Unijorge realizam ação no dia da Síndrome de Down

No dia 21 de março, escolhido como o Dia Internacional da Síndrome de Down, os estudantes do Estágio Supervisionado em Clínica Fonoaudiológica III (Neurologia) realizaram uma ação educativa na sala de espera do Instituto de Saúde. A iniciativa, coordenada pela docente Ana Carla Filgueira, foi voltada para atividades infantis, socialização entre as crianças e familiares, com cantigas de roda e atividades lúdicas.

Todos os pacientes do estágio também participaram das ações. Além disso, foram fornecidas orientações sobre o desenvolvimento da linguagem e esclarecimentos sobre leis que asseguram o direito à educação, inclusão escolar e no mercado de trabalho.

“Um dos objetivos foi conscientizar sobre a possibilidade da convivência saudável na sociedade, demonstrando que a diversidade é enriquecedora e que as pessoas com down devem ser estimuladas a ter sonhos, projetos, estudar, trabalhar e terem o direito de lutar pela sua total autonomia, sem que sua condição genética represente qualquer tipo de barreira”, finaliza Ana Carla.