Enfermagem é destaque na lista de profissões com maior crescimento de vagas

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou recentemente pesquisa em que destaca a enfermagem de nível superior como uma das 15 profissões com maior resistência em relação à queda na demanda por trabalhadores e maior salário médio.

Para Milena Bastos, coordenadora do curso de Enfermagem na Paralela, uma formação diferenciada é a maior vitrine para uma boa inserção no mercado de trabalho. “O profissional precisa ser versátil, com princípios éticos e preparado para atuar de maneira humanista, crítica e reflexiva”, diz.

A professora destaca os diversos convênios da Unijorge com instituições e serviços de saúde, promovendo, através de um programa de estágios, oportunidades de desenvolvimento profissional para seus alunos. “A vivência possibilita o contato com a prática, além de atender exigências de postos de trabalho para futuras contratações”, conta.

“Utilizamos uma metodologia de simulação realística, desde o 4º semestre, e nossos estudantes participam de atividades práticas em abrigos de idosos e hospitais”, completa Claudenice Ferreira dos Santos, Coordenadora de enfermagem do campus Comércio.

Depois de formado, o egresso tem um amplo campo de trabalho em hospitais, unidades de saúde, pronto-socorro, serviços de medicina e enfermagem do trabalho, programas de saúde públicos, creches e escolas. Foi o que aconteceu com Josielson Costa, que concluiu o curso em 2009 e atualmente coordena a UTI neonatal da maternidade de referência do estado da Bahia.

“Na vida profissional, venho crescendo aos poucos e nada mais importante do que um processo de formação objetivo, direcionado e científico como o que tive. Após a conclusão do curso a Unijorge me projetou no mercado de trabalho”, assegura o enfermeiro, acrescentando que a receita para o crescimento é simplesmente fazer o que gosta, acreditar sempre, manter a ética e a vontade de exercer uma das profissões mais lindas, que tem o cuidado como principal ferramenta.

Diferenciais
Os alunos da Unijorge contam com apoio na formação e diferenciais como metodologia de simulação realística, programa de monitoria, sessões de pesquisa, cursos de extensão 100% práticos. Além disso, o hospital laboratório permite a vivência em sala de parto humanizado, emergências, centro cirúrgico, entre outros.
“Temos convênio com os maiores hospitais da rede estadual como o Hospital Geral Roberto Santos, Hospital Geral do Estado, Hospital do Subúrbio, Irmã Dulce entre outros”, lembra Claudenice.