Trote Solidário promove inclusão e acessibilidade na Unijorge

Refletir sobre a importância da inclusão e da acessibilidade são os objetivos do trote solidário promovido pela Unijorge para receber calouros e veteranos em parceria com a Associação Baiana de Pessoas com Deficiência. A iniciativa acontece durante o período de volta às aulas, de 08 a 12 de agosto, e contará ainda com uma feira de artesanato.

“O trote consiste em ações de sensibilização que irão envolver não apenas os novos alunos como toda a comunidade acadêmica para a inclusão efetiva das pessoas com deficiência em nossas instalações”, destaca a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da Unijorge, Andréa Ventura.

As ações acontecem nos campi Paralela e Comércio em lugares estratégicos de impacto, como rampas, escadas, estacionamentos e elevadores, onde os participantes do projeto Incluir (desenvolvido pela Associação Baiana de Pessoas com Deficiência) irão se posicionar buscando a reflexão sobre questões de acessibilidade, além de segurarem cartazes com frases de conscientização.

“Queremos chamar a atenção das pessoas sobre a importância da inclusão e da diversidade”, reforça Ana Terse Soares, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, responsável pela iniciativa em parceria com Responsabilidade Social. A feira de produtos desenvolvidos pelos participantes do projeto Incluir acontece de 8 a 12 de agosto no campus Paralela da Unijorge.

A Associação
O Projeto Incluir, desenvolvido pela Associação Baiana de Pessoas com Deficiência, tem como objetivo promover a assistência e inclusão social de pessoas com deficiência, oferecendo serviços inovadores de habilitação profissional, inserção e acompanhamento no mercado de trabalho, educação continuada, atividades recreativas, cursos, eventos, além de desenvolvimento cultural e artístico, através de Oficinas Terapêuticas. Para mais informações, acesse: www.projetoincluir.org.br.

A parceria entre a Unijorge e a Associação Baiana de Pessoas com Deficiência não se restringe ao Trote, mas irá perpassar por diversas atividades e estratégias de ensino-aprendizagem a serem desenvolvidas na instituição. Nos próximos meses, alunos, professores e colaboradores serão convidados a atuar como voluntários em atividades a serem realizadas na ou para a Associação.