Unijorge participa do I Congresso de Internacionalização do Conhecimento

Entre os dias 25 e 28 de setembro acontece em Salvador o I Congresso Internacional, promovido pela UNEB em parceria com a Unijorge e diversas Instituições de Ensino Superior da Bahia, que tem como tema “Internacionalização do Conhecimento na perspectiva das IES do Nordeste Brasileiro”.

O evento busca agregar esforços para a formação de uma agenda conjunta que fortaleça os processos de internacionalização das IES nordestinas e se desdobrem em ações para o desenvolvimento sócio educacional e econômico da região. A Unijorge, instituição internacionalizada e comprometida com a formação de cidadãos globais, participa desta iniciativa como apoiadora.

A coordenadora do Escritório Internacional da UJ, Joana Avena, compõe a comissão executiva do Congresso, que contará com a participação de estudantes do curso de Relações Internacionais como voluntários na organização do evento e os parceiros do Centro de Idiomas, ACBEU e Caballeros de Santiago, participarão com atividades culturais.
Joana afirma que a iniciativa é uma oportunidade para fortalecer o debate acerca da internacionalização das instituições de ensino. “É importante discutir o tema não só na extensão geográfica das atividades, mas como um processo de introdução da dimensão internacional ou intercultural em todos os aspectos da educação e da pesquisa”, aponta.

A programação conta com conferências, palestras, mesa-redonda, cursos, exposições artísticas e culturais, lançamentos de livros, rodas de conversas, debates e oficinas. Destaque para a realização da XX Reunião da Associação de Educação Internacional- FAUBAI Regional Nordeste.

O I Congresso Internacional é aberto ao público e terá a participação de diversas representações, entre elas estão o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), Divisão de Temas Educacionais (DCE), do Ministério de Relações Internacionais (MRE), Embaixada do Reino Unido, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior (ANDIFES).

Para mais informações, acesse congressointerserint.wix.com/uneb.

*Com informações da assessoria da UNEB