Estudante da Unijorge vence prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação

O estudante Diego Mendes, 10º semestre do curso de engenharia civil da Unijorge, foi o ganhador da segunda edição do Prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação. A cerimônia que divulgou os vencedores aconteceu na última quarta-feira, 24 de novembro.

O objetivo da iniciativa foi o desenvolvimento de projetos de pesquisa na busca por soluções sustentáveis, além de estimular o empreendedorismo nos participantes. Paulo Gilberto Silva, vice-presidente do Crea-BA, afirmou que o Prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação ajuda a melhorar a qualidade da engenharia na Bahia e no Brasil. “Nosso país precisa ficar independente da tecnologia estrangeira”, ressalta.

O projeto desenvolvido por Diego foi o ConstruCODE, uma plataforma online que gera etiquetas QR Code e permite a visualização das plantas em 2D ou 3D nos canteiros das obras. “O aplicativo foi desenvolvido para trazer mais eficiência e economia para obras e democratizar as informações na construção civil, além de garantir uma execução mais precisa e fiel dos projetos”, afirma o estudante.

O ConstruCODE proporciona aos colaboradores um melhor entendimento sobre que será exatamente construído em cada ponto de obra; ele já está sendo testado em 6 canteiros de obras e se encontra disponível através do seu site oficial (www.construcode.com.br) e nas lojas oficiais Google Play e Apple Store.  Para execução do projeto o estudante recebeu orientação dos professores de engenharia civil e o apoio de Alex Pires, coordenador geral de Engenharia da Unijorge.

O aluno recebeu o valor de R$ 10 mil reais, troféu e medalha Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação edição 2016, o projeto foi selecionado para pré-incubação da Inovapoli- UFBA, além de ter seu trabalho publicado no livro comemorativo do evento. A iniciativa é promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e Instituto Politécnico da Bahia.