Estudantes da Unijorge participam de Congresso de Iniciação Científica em SP

Alunos dos cursos de Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia civil, Nutrição e Psicologia da Unijorge participaram da 16º edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), que aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, em Guarulhos, São Paulo.

Para a estudante do 6º semestre do curso de jornalismo, Thaís Queiroz, participar do congresso foi uma oportunidade única e enriquecedora para sua formação. “Essa experiência vai agregar no meu currículo e também em minhas realizações pessoais”, afirma. Ela desenvolveu um artigo que teve como recorte principal a investigação da evolução no cinema musical argentino, suas novidades e apostas para um novo modelo que surge a partir da década de 1950.
“Podemos conhecer e compartilhar conhecimento com estudantes e profissionais de diversas áreas. E tudo isso com o apoio da Unijorge, que deu todo o suporte necessário para que tivéssemos uma boa viagem e estadia”, diz Thiago Figueiredo, aluno do 7º semestre do curso de Engenharia Civil.

Os alunos do curso de psicologia, Luís Carlos e Aline Cristina, a aluna de enfermagem, Elida de Souza, e Miria Torres, do curso de nutrição, também enfatizaram a importância da iniciativa e a experiência única. “Mostrar seu trabalho para pessoas fora da sua faculdade é importante para perceber como ele é recebido e discutir novos olhares acerca do tema trabalhado”, complementa Aline. "Poder apresentar sendo avaliada e recebendo críticas construtivas e elogios nos permite ter um diferencial enquanto futuros profissionais", acrescenta Elida.

A iniciativa visa colocar os estudantes em contato com o que há de novo no mercado. Para Alessandra Argolo, coordenadora de Pesquisas da Unijorge, o congresso é uma forma de estimular os estudantes de graduação a desenvolverem projetos de investigação científica. “A pesquisa científica agrega para formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho e tem um valor social e institucional muito grande”, finaliza Alessandra.