08h42

Dicas da CIPA: Saiba os sintomas, tratamento e causas da Sífilis

Compartilhe
Tamanho do Texto

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unijorge traz dicas sobre bem-estar, saúde, segurança, prevenção de doenças e acidentes de trabalho, e o tema abordado neste mês será a Sífilis. “Vamos iniciar esta iniciativa falando sobre a prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis, tema delicado, mas obrigatório em toda a CIPA. É muito importante que todos fiquem atentos, pois as dicas podem servir para o colaborador ou para alguém conhecido e que pode não tenha acesso à informação. O lema da nossa Comissão é PartiCipa e os colaboradores poderão ser multiplicadores das informações e devem dar sugestões de temas a serem abordados através do nosso e-mail cipa@unijorge.edu.br ”, afirma André Nazareno, Presidente da CIPA.
 
A Sífilis é uma doença que atinge homens, mulheres, gestantes e também bebês recém-nascidos em contato com o sangue infectado. Estatísticas do Ministério de Saúde mostram que em 2010 a taxa de transmissão cresceu gradativamente de 0,8 para 42,7, em 2015 e dentro deste mesmo período o número de casos da Sífilis congênita, dada pela morte de bebês, eram de 146 vítimas, aumentando para 363.
 
Se o tratamento, à base de Penicilina Beuzatina, não for realizado dentro do período de dez dias após o contágio, aparecem feridas, sem dor, nos órgãos genitais ou na boca e se o prazo sem o medicamento se estender até 30 dias depois, manchas vermelhas aparecem nas mãos e nos pés.
 
Para se prevenir é importante levar em conta o uso do preservativo e realizar um exame de sangue. O diagnóstico precoce contribui no combate à doença antes que ela se agrave. Se o paciente não fizer o tratamento logo de início, 30 anos depois a Sífilis pode reaparecer provocando demência e doenças graves no coração.
 
Fique atento para a manifestação dos sintomas e realize exames periodicamente.
 

Tenha mais experiências na Unijorge
Quer mais informações?
Espaço do Colaborador:
2007 - 2020. Unijorge - CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital