Estudantes de Enfermagem participam de simulado no HGE

Inaugurado em fevereiro de 2016, o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE) garantiu o atendimento aos casos de acidentes com múltiplas vítimas e catástrofes. A preparação para os atendimentos aconteceu durante simulado realizado antes do Carnaval com oito estudantes de Enfermagem da Unijorge, para treinamento dos envolvidos na prestação dos serviços de saúde à população e contou com a presença do atual ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário de saúde Fabio Villas Boas.

“Nossos estudantes participaram como pacientes simulados com uso de maquiagem cênica. A ação contou com a parceria do Instituto de Simulação em Saúde”, conta Claudenice Ferreira, coordenadora do curso de Enfermagem no campus Comércio.

Na unidade, primeira do tipo implantada no Brasil, as vagas de estacionamento viram leitos hospitalares e a organização de toda área é feita por cores. O azul representa o espaço e a equipe de triagem. O amarelo é voltado para equipe e casos de gravidade intermediária. Enquanto o vermelho é válido para situações em que haja risco de morte.

Uma equipe de assistentes sociais é responsável pela identificação das vítimas, acolhimento das famílias e pelo fluxo da informação. Médicos, enfermeiros, auxiliares e o corpo administrativo atuam em regime de plantão e podem ser acionados a qualquer momento.