Diversos atendimentos gratuitos de saúde são oferecidos aos baianos

Nos últimos anos, as instituições de ensino superior têm se movimentado para integrar iniciativas que beneficiem a sociedade em geral às grades curriculares dos cursos oferecidos, como forma de integrar o aluno ao mercado de trabalho e prestar uma contrapartida à comunidade. Exemplo disso são os serviços de saúde prestados pelo Centro Universitário Jorge Amado, através do Instituto de Saúde (IS).

Hoje, são disponibilizados atendimentos nas áreas de Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, - que são as mais procuradas, - Serviço Social e Enfermagem, além do Centro de Tratamento de Feridas. Os atendimentos são agendados por telefone e os requisitos são avaliados na primeira marcação com o IS.

“É espetacular poder ofertar diversos serviços gratuitos de Saúde, com o apoio de uma equipe capacitada e multiprofissional, que se preocupa e busca tanto um olhar quanto um atendimento diferenciado para cada paciente. É um papel voltado para a responsabilidade social e é muito gratificante”, ressalta a coordenadora geral dos cursos de saúde da Unijorge, Lília Dória.

A estrutura física do local abrange dois consultórios, laboratórios multidisciplinares de Educação Física, ginásio fisioterápico, piscina aquecida, sala com cabines audiológicas e sala de pilates, totalmente mobiliada com os equipamentos para as aulas. Todos os atendimentos são prestados por estudantes, devidamente orientados por professores e tutores dos cursos da Unijorge.

O Instituto de Saúde funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 22h e, aos sábados, das 8h às 12h. Mais informações sobre os atendimentos podem ser obtidas através do telefone (71) 3206-8015 ou através do site www.unijorge.edu.br.

Confira abaixo os serviços oferecidos pelo Instituto de Saúde:

Enfermagem:

• Centro de Feridas

• Saúde do adulto/idoso

• Triagem para exame oftalmológico

Nutrição:

• Avaliação Nutricional

• Nutrição desportiva

• Atendimentos à criança e ao adolescente

• Atendimentos à pacientes com o perfil das seguintes patologias:

-Excesso de peso ou Obesidade

-Dislipidemia

-Hipertensão Arterial Sistêmica

-Diabetes Mellitus tipo II

-Doença Renal Crônica

-Insuficiência Cardíaca

-Gastrite

-Refluxo / esofagite

-Obstipação intestinal

-Doenças hepáticas - cirrose, esteatose hepática

Fonoaudiologia:

• Distrofias;

• Ataxia;

• Distonia;

•Doenças de Coluna Vertebral.

OBS: Os pacientes serão chamados para atendimento somente se no ato da inscrição estiver anexado o relatório médico, constando o diagnóstico e o pedido de Fisioterapia.

Serviço Social:

• Orientação voltada para o acesso aos direitos sociais, mobilizando os sujeitos para exercício da cidadania;

• Desenvolvimento de ações socioeducativas voltadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde em parceria com a equipe multiprofissional;

• Socialização de informações buscando contribuir com o acesso aos serviços prestados á população, bem como promover uma maior democratização da saúde pública;

• Orientação e encaminhamento a respeito de programas, projetos, serviços e benefícios voltados para pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres, crianças, famílias e/ou indivíduos cujos direitos foram violados;

• Acompanhamento social ás famílias que se encontram em situação e vulnerabilidade e risco social;

• Participação e desenvolvimento de ações comunitárias com incentivo ao exercício da cidadania.

Psicologia:

Atendimentos Psicológico para crianças, adolescentes e adultos.