Negócios internacionais, agricultura e desenvolvimento: UJ promove evento

No dia 13 de novembro, à 9h40, acontece o evento “Negócios internacionais, agricultura e desenvolvimento: a ação das Nações Unidas no estado da Bahia”, que tem como objetivo discutir as ações promovidas pelas Nações Unidas para o desenvolvimento agrícola baiano. A iniciativa é promovida pelo curso de Relações Internacionais da Unijorge com instituições parceiras e será realizada no auditório Zélia Gattai, campus Paralela.

As palestras são gratuitas, abertas ao público externo, e contam com a participação de Wilson Andrade, membro do Comitê Consultivo do Fundo Comum de Commodities (CFC) da Organização das Nações Unidas (ONU) e Cônsul Honorário da Finlândia na Bahia, que vai abordar sobre "O Comitê Consultivo do Fundo Comum de Commodities da Organização das Nações Unidas e suas ações internacionais junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)".

Além disso, será discutido "O trabalho do FIDA no Brasil: apoio aos estados do Nordeste no combate à pobreza rural e panorama sobre a Gestão do Conhecimento do Programa Semear Internacional na região do semiárido nordestino.", com Fabiana Viterbo, Gestora do SEMEAR Internacional, programa do Fundo de Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (FIDA), implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) da Organização dos Estados Americanos.

Matheus Souza, coordenador do curso de Relações Internacionais da Unijorge, afirma que a iniciativa atende a uma lógica consolidada pelo curso, que é a de promover discussões de relevância para a sociedade. “Acreditamos que o papel da instituição de ensino vai além da formação de bons profissionais e cidadãos, e discussões como esta demonstram que nossa instituição quer contribuir para fomentar o acesso, pela sociedade, ao conhecimento nas diversas áreas que englobam a internacionalização”.

O evento conta com a parceria do Programa SEMEAR Internacional, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) - vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), Associação Baiana das Empresas de Base Florestal - ABAF, Sindifibras e Comissão de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Associação Comercial da Bahia - Comex-ABC.