Professora da UJ é eleita melhor docente de Relações Internacionais da América

Com mais de 10 anos de carreira, Vanessa Borges vem ganhando destaque pelo trabalho realizado como professora do curso de Relações Internacionais. Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, mestra em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador e graduada em RI e em Administração pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), ela acaba de conquistar um dos mais importantes títulos da área docente: o prêmio Deborah Gerner Innovative Teaching Award pela International Studies Association (ISA), principal associação acadêmica dedicada às Relações Internacionais.

Para Vanessa – que atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais (NURI), além de ser pesquisadora nas áreas de RI e Temas Sociais, Internacionalização de Instituições de Ensino, Cooperação Internacional e Educação –, essa premiação só reforça a importância do trabalho desenvolvido junto aos alunos na Unijorge, aliando teoria à prática e fazendo a diferença na sociedade.

“É uma grande honra fazer parte desse seleto grupo de professores premiados pela maior associação acadêmica de Relações Internacionais do mundo. No entanto, mais importante que isso é saber que esse projeto fortalece a percepção, no estudante, de seu papel social enquanto promotor do desenvolvimento local e, como tal, capaz de utilizar seus conhecimento e formação para mitigar o sofrimento alheio”, afirma.

Na Bahia, a Unijorge é referência no curso de Relações Internacionais, tendo conquistado a maior nota do Brasil entre instituições públicas e privadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além de ter sido avaliado pelo Ranking de Universidades da Folha (RUF) 2014 como o melhor entre todas as instituições privadas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.