Atenção para alterações no trânsito do Comércio

Atenção para alterações no trânsito do Comércio

Devido ao início das obras de requalificação das principais vias do bairro do Comércio, o trânsito será modificado a partir deste sábado, dia 15. A Rua Miguel Calmon, parte da Avenida Jequitaia e conclusão da Praça da Inglaterra fazem parte do pacote de intervenções no centro da cidade. A obra afeta o trecho que compreende o prédio IV da Unijorge, onde não será possível o fluxo de veículos particulares.

Os usuários do transporte público precisam ficar atentos aos pontos de pontos de ônibus e alterações na frota de veículos. A princípio dois pontos de ônibus serão desativados: os da Avenida da França próximo ao Instituto do Cacau e o da Avenida Estados Unidos, em frente ao Banco Bradesco. Os usuários terão como opção uma parada provisória que será implantada em frente ao Moinho Canuelas, na pista interna da Avenida da França (a 100 metros antes do Instituto do Cacau).

Entre a Praça Riachuelo e o Cais Dourado, só ônibus poderão circular. Já a Rua da Polônia terá tráfego invertido e estacionamento proibido entre a Miguel Calmon e Estados Unidos – esta via terá fluxo apenas para veículos de passeio. Ônibus só circularão nela a partir da saída da Rua da Espanha em diante.

Linhas alteradas

Diversas linhas com destino à Lapa passarão a fazer retorno na Rua da Espanha. São elas: 1507 – Pirajá (RN), 1526 – Vista Alegre, 1533 – Fazenda Coutos, 1602 – Alto de Coutos, 1602 – Alto de Coutos, 1604 – Base Naval/S Thomé/Esc de Menores, 1615 – Plataforma, 1619 – São João do Cabrito, 1627 – Alto de Sta Terezinha, 1628 – Rio Sena, 1641 – Alto do Cabrito, 1642 – Boa Vista do Lobato e 1651 – Base Naval/S Thomé.

As linhas que já utilizam esta via hoje não terão seus itinerários alterados. Contudo, na Avenida da França, elas também deverão parar no ponto provisório próximo ao Canuelas. Outras linhas que faziam retorno na Rua da Bélgica deverão contornar a Praça Cairu para entrar na Miguel Calmon – durante todo o período de obras, esta via contará apenas com uma faixa exclusiva para o tráfego de coletivos.

Os ônibus com destino à Ladeira da Montanha também terão acesso a ela após retorno na Praça Cairu, Rua Miguel Calmon e Rua Pinto Martins. Cinco linhas que trafegavam pela pista interna da Avenida da França passarão a circular pela faixa externa, parando em um ponto provisório que será criado em frente à Alfândega da Receita Federal. Outras que sobem a Avenida Contorno também pegarão passageiros neste mesmo ponto provisório, antes de seguirem seus itinerários.

A requalificação da Rua Miguel Calmon faz parte do projeto Ruas Completas, organizado no Brasil pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a entidade World Resources Institute (WRI), em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS).