Obra "Não é o que o olho vê" de Max Bittencourt será lançada na Unijorge

Obra

O livro Não É O Olho Que Vê se trata de uma investigação dos processos criativos e colaborativos referentes à construção de conhecimento de estudantes de Produção Audiovisual* durante a realização de curtas-metragens adaptados da obra do poeta baiano Waly Salomão. Supõe-se que o percurso da produção audiovisual potencializa a criatividade do indivíduo, exige que ele seja colaborativo e que se relacione obrigatoriamente com outros sujeitos, em um exercício cotidiano e sutil de compreensão das diversidades.

Essa ação realizadora também pede que o estudante aja com autonomia e atitude crítica diante das problemáticas específicas desse campo de atuação; habilidades e dimensões humanas indispensáveis a todo indivíduo que necessita lidar, continuadamente, com os processos e fluxos multirreferenciais dessa sociedade da tecnologia e da informação, da qual fazemos parte.

A partir do olhar múltiplo do autor e cineasta sobre seu objeto, esse processo é descrito e narrado neste livro e em um documentário que, juntos, buscam identificar e revelar tais dimensões – criatividade, colaboração, autonomia, atitude crítica e compreensão das diversidades –, que emergem a partir desse processo de realização de obras audiovisuais.
Este livro surge do desejo de tornar essa investigação um material acessível para mais pessoas interessadas em discutir não somente o ensino e a aprendizagem audiovisual, mas também a formação do indivíduo por meio da arte.

* O autor, Prof. Max Bittencourt, desenvolveu o estudo para esta obra durante seu tempo de docência na Unijorge  tendo como sujeitos os estudantes do curso de Produção Audiovisual da Instituição.
O processo criativo dos estudantes em torno do audiovisual foi registrado em um documentário que será exibido no dia do lançamento, às 19 horas, no Auditório Zélia Gattai, na Unijorge Paralela.

Quando:03/10 às 19h
Local: Auditório Zélia Gattai - Campus Paralela