Reitor participa de Congresso Internacional de Inovação em Educação com SEMESP

Em viagem ao México, Reitor da Unijorge visita instituições de ensino que são referência no País

A convite do Diretor de Inovação do Semesp (entidade representante de instituições de ensino superior), o Reitor do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), Profº Drº Guilherme Marback Neto, está no México para realizar visitas a instituições de ensino superior do país. A viagem surgiu com o objetivo de participar do CIIE (Congressso Internacional de Inovacion Educativa), em Monterrey.

“Fomos convidados para conhecer dez universidades mexicanas. Até o momento já percebemos que o modelo educacional do país tem uma grande participação das instituições do setor privado, porém, todas são sem fins lucrativos”, explicou Marback Neto.
Entre os diferenciais do ensino mexicano estão as inovações tecnológicas com utilização de aparatos virtuais e a ênfase em formação de competências socioemocionais. Há uma grande preocupação com as competências comunicacionais e criativas, além da resolução de problemas complexos.  Além disso, a relação teoria-prática é uma forte característica.

O ganho de experiência e a criação de uma boa rede de contatos são alguns dos principais ganhos da viagem. “O povo mexicano é muito acolhedor e com isso as possibilidades de parcerias para pesquisas e também para aprendizagem de novas formas de inovação é grande. Como representante acadêmico da Unijorge isto poderá fortalecer o intercâmbio de alunos e professores. Ressalto ainda que realizar esta viagem com o Prof. Fábio Reis, Diretor de Inovação do SEMESP,   tem sido uma experiência ainda mais rica pois o Prof. Fábio é um grande facilitador para o conhecimento e experiências exitosas em inovação acadêmica do Brasil".

Sobre o SEMESP
Semesp congrega um grupo expressivo de mantenedoras do Brasil e tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, e preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos, pesquisas e eventos sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação.