11h22

Artigo do Prof. Aldenor Gomes(Engenharia UJ) ganha repercussão internacional

Professor do curso de Engenharias da Unijorge é principal autor do estudo

Compartilhe
Tamanho do Texto
Artigo do Prof. Aldenor Gomes(Engenharia UJ) ganha repercussão internacional
O artigo científico que contou com a participação do professor da Unijorge, Aldenor Gomes Santos, Doutor em Química, foi publicado na renomada revista científica internacional on line Scientific Reports, do grupo Nature.

O estudo, que fez parte da tese de doutorado do docente, investigou a relação entre a substância química nitrobenzantrona, presente nas emissões de veículos a diesel, e o desenvolvimento de câncer em seres humanos.
Além de Aldenor, o estudo teve como co-autores os cientistas baianos Gisele O. da Rocha, Doutora em Química, professora associada do IQ-UFBA e pesquisadora nível 2 no CNPq; e Jailson B. de Andrade , professor titular de química aposentado na UFBA, professor titular do Centro Universitário SENAI-CIMATEC, pesquisador 1A no CNPq e presidente da Academia de Ciências da Bahia.

“Um estudo realizado em 1997, publicado na New Scientist, destacou a 3-nitrobenzantrona como “demônio no diesel”  expelida pelos caminhões, considerando essa substancia o produto químico mais carcinogênico já descoberto. Em outros estudos foram encontrados a 3-nitrobenzantrona (3-NBA) e a 2-nitrobenzantrona (2-NBA), entretanto, sem a quantificação inequívoca destes compostos no ambiente. A novidade trazida pelo nosso estudo foi a identificação e quantificação inequívoca dos potentes carcinogênicos 2-nitrobenzantrona e 3-nitrobenzantrona no material particulado fino (PM2,5) do ambiente atmosférico de Salvador-BA” , explica Aldenor. 

O estudo contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Petrobras e Marinha do Brasil.
Tenha mais experiências na Unijorge
Quer mais informações?
Espaço do Colaborador:
2007 - 2020. Unijorge - CNPJ: 01.120.386/0001-38. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital