Projeto Varanda Cultural vai ao teatro Vila Velha

Projeto Varanda Cultural vai ao teatro Vila Velha
Mais de 100 estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Unijorge contaram com uma programação diferente no último domingo, 17. No lugar das salas de aula, palco. Em vez da lousa, a arte do musical  Por que Hécuba, em cartaz no Teatro Vila Velha. Depois da apresentação, estudantes do 1º ao 10º semestre, coordenados pelos professores Loris Brantes e Sérgio Rivero, debateram com elenco e direção.

De acordo com o professor Sérgio Rivero, o espetáculo foi escolhido porque atende duas questões, a ampliação do horizonte cultural do alunado e a necessidade de apresentação aos estudantes de atividades envolvendo a criação de espaços e iluminação cênicos, que podem fazer parte do exercício profissional do arquiteto. A iniciativa reforça um dos pilares da Unijorge, que é o de levar ao estudante experiências memoráveis e ricas para além da sala de aula.

Por que Hécuba é baseada na obra do dramaturgo romeno Matéi Visniec. O musical mostra Hécuba, rainha da mitologia grega que foi uma das matronas e, na Guerra de Tróia, perdeu o marido, os filhos e foi vendida como escrava. No espetáculo musical essa mulher reaparece questionadora e combativa. O espetáculo concorre ao prêmio Braskem 2019.

A atividade integra o projeto Varanda Cultural da Unijorge, que busca promover discussões com a cidade, a cultura, o encontro de pessoas com os multitalentos existentes na comunidade acadêmica – docentes e discentes, e com convidados externos em um ambiente informal e descontraído.