Projeto de consultoria da Biostase é contemplado em edital do Ministério Público

Edital foi destinado a projetos de transformação e intervenção socioambiental ou de pesquisa e estudos urbanos ambientais

O projeto Parque em Rede Pedra de Xangô e APA Municipal: o Parque que Queremos, assessorado tecnicamente pela Biostase – Empresa Jr. da Unijorge, foi um dos contemplados em edital promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia para recebimento de apoio financeiro. O financiamento de R$ 42 mil reais, oferecido pelo MP estadual, garantirá a execução de estudo para embasar a criação de Unidades de Conservação, da Área de Proteção Ambiental Municipal Vale de Assis Valente e do Parque em Rede Pedra de Xangô, localizado no bairro de Cajazeiras. Toda a consultoria técnica ambiental para elaboração do projeto foi feita pela Biostase.

De acordo com o presidente da Empresa Jr., Valdenir Barbosa, o grupo foi procurado no segundo semestre de 2018 para que realizasse a consultoria técnica ambiental necessária à formatação do projeto. Foram elaborados estudos de diagnóstico ambiental, memorial descritivo e análise do enquadramento do projeto proposto pela Associação Casa dos Olhos do Tempo, na categoria unidade de conservação. Além da elaboração dos estudos, a proposta escolhida pelo MP contempla também a criação de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) na região onde o Parque será criado, além da implantação de viveiros de plantas litúrgicas.

“O trabalho na Empresa Jr. nos possibilita juntarmos experiências práticas com a teoria. Tem sido uma experiência ímpar na formação e capacitação dos estudantes que participam do projeto para amadurecimento profissional e desenvolvimento de habilidades, além do network e parceria que já desenvolvemos com outras empresas de consultorias de Salvador”, destaca Valdenir.

Coordenadora do curso de Ciências Biológicas, a professora Camila Pigozzo explica que qualquer entidade da sociedade civil ou mesmo instituição do governo pode contratar os serviços da Biostase, desde que seja uma atividade contemplada na carta de serviços da Empresa Jr. Basta entrar em contato pelas redes sociais do grupo ou pelo telefone: 98627-7606.

“Entendemos que o Biólogo também pode e deve empreender, queremos desmistificar o estereótipo de que o profissional dá aula ou faz pesquisa. Existem muitas formas de atuação e desejamos oferecer aos alunos da UJ essa visão mais holística e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho”, explica a coordenadora.

Sobre a Biostase

Criada em 2017, a Empresa Jr. do curso de Ciências Biológicas da Unijorge é formada por 19 estudantes do 1º ao 8º semestre. O grupo, orientado pelos professores Camila Pigozzo, Alessandra Argolo e Fernando Pires, oferece serviços na área de consultoria ambiental. E a equipe deve crescer em breve. Em abril, a Biostase inicia um novo processo seletivo para estudantes interessados em fazer parte do time. O edital será divulgado em breve nas redes sociais da empresa. Fique ligado!