Alunos da Unijorge visitam sede da Odebrecht

Alunos da Unijorge visitam sede da Odebrecht
Estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda trocaram a sala de aula pelos corredores da empresa Odebrecht na última terça e quarta-feira. A visita técnica, feita por alunos do 5º semestre, serviu para que os estudantes conhecessem um pouco mais sobre a comunicação organizacional da empresa baiana e seu plano de gerenciamento de crise de imagem durante a Operação Lava Jato. “Em Comunicação, vivemos três momentos ao mesmo tempo: o presente, o passado e o futuro. Hoje, estamos voltados para a Odebrecht do futuro”, explicou o gerente de Comunicação – Nordeste, e diretor do capítulo ABERJE-BA, Marcelo Gentil.

A passagem pelas instalações da empresa faz parte da estratégia pedagógica para integrar conhecimento acadêmico com experiências práticas na disciplina Assessoria de Comunicação, do professor Celso Duran. “O objetivo é expandir a percepção dos alunos sobre o conteúdo visto em sala de aula. O case da Odebrecht é um exemplo de gerenciamento de crise de imagem com impacto mundial”, explica Celso.

A ideia surgiu em parceria com a coordenadora dos cursos de Comunicação, Patrícia Moraes. “Os professores são estimulados o tempo inteiro a construírem pontes entre a sala de aula e o mercado. A experiência de comunicação, nesse caso, é perfeita para mostrar que o comunicador de hoje deve estar preparado para trabalhar no mundo! ”, destacou Patrícia Moraes.

Na empresa, que há 75 anos desenvolve atividades na Bahia, as turmas exploraram o Núcleo da Cultura Odebrecht. Fátima Berbert, coordenadora do programa de visitas “Viver Odebrecht”, guiou o grupo por uma espécie de museu, contando a história de desenvolvimento e expansão da instituição. “Da chegada da família em Blumenau, Santa Catarina, até hoje, são sete ramos de negócios espalhados pela América Latina, Europa, África e Ásia”, explicou com a propriedade de quem está há quase 30 anos na Odebrecht.  Estudantes visitaram também a Biblioteca D. Hertha Odebrecht, uma homenagem à mãe do engenheiro pernambucano, Norberto Odebrecht, fundador do grupo na Bahia.