Estudante de Psicologia representa a Unijorge em seminário no Rio de Janeiro

Estudante de Psicologia representa a Unijorge em seminário no Rio de Janeiro
É da Unijorge o único estudante a representar a Bahia no seminário “Performatividade, precariedade, política: desdobramentos interdisciplinares da obra de Judith Butler”, realizado nos últimos dias 10, 11 e 12 de abril, no Rio de Janeiro. Wesley Rodrigues, aluno do 9º semestre de Psicologia, apresentou o trabalho “Saúde Mental: performatividade e agência poética” a uma plateia formada por doutores, mestres, acadêmicos e estudantes de diferentes áreas com um eixo comum de interesse: a obra da filósofa Judith Butler.

Em seu artigo, Wesley Rodrigues trouxe o conceito de performatividade, deslocando-a para o campo da saúde mental; de agência, acrescida da poética para trabalhar o processo de subjetivação a partir da arte; além de Michel Foucault, recuperando a história da loucura, num diálogo entre a construção social do sujeito da loucura e a doença mental como esse sujeito.

A experiência de apresentar seu trabalho a acadêmicos de todo o país foi inesquecível para o estudante. “Estar entre aquelas pessoas, reconhecidas em seus trabalhos, em suas produções, sendo o único graduando de um curso, foi gratificante e riquíssimo em termos de conhecimento e possibilidades para o futuro”, pontuou Wesley.

Para a coordenadora do curso de Psicologia, Katia Jane, exemplos como o do aluno representam o compromisso social da Psicologia desenvolvida pelo curso da Unijorge. “O aluno foi o único pesquisador baiano, soteropolitano, que teve seu trabalho selecionado no evento. Na sua trajetória tem estudado sobre questões ligadas à gênero e sexualidade, fronteiras e trânsito entre masculinidade e feminilidade que são temas muito discutidos na atualidade. Para a psicologia é muito importante compreender o surgimento de novas práticas de experimentação social, sexual, política e artística que Wesley tem se proposto a estudar”, destacou.

Sobre o evento:

O seminário Precariedade, Performatividade, Política é um evento organizado por discentes da pós-graduação de diversos departamentos e financiado pela PUC-Rio. O seminário interdisciplinar reuniu trabalhos que abordaram conceitos oferecidos pelas obras da filósofa contemporânea Judith Butler, com discussões relacionadas às áreas filosóficas, sociológicas, políticas, artísticas, jurídicas etc.  Filósofa e professora da University of California, Judith Butler conta com uma obra extensa que, desde os anos 1990, vem abordando questões urgentes no contexto contemporâneo, abrangendo uma série de temáticas: gênero, psicanálise, poder e processos de subjetivação, guerra, luto e violência política, estado de exceção, resistências etc. Conceitos como performatividade e precariedade viabilizam a transversalidade de seus estudos e, por isso, pautaram o recorte temático do evento.