Seminário e Diálogos Sociojurídicos marcam eventos do curso de Direito

Seminário e Diálogos Sociojurídicos marcam eventos do curso de Direito

Eventos acontecem nesta quinta-feira, 16, no auditório Zélia Gattai, Paralela

O curso de Direito da Unijorge promove nesta quinta-feira, 16, o 25º Seminário Posse e Propriedade da Terra - O Direito a Propriedade e a Responsabilidade Socioambiental e a 23ª edição do Diálogos Sociojurídicos, desta vez com o tema Intolerância Religiosa.

Pela manhã, às 8h30, no auditório Zélia Gattai, estudantes, professores, acadêmicos, representantes institucionais e da sociedade civil organizada vão debater questões de direito a propriedades, e de sustentabilidade ambiental. Entre os recortes do tema central, estão: os riscos provenientes do rompimento de barragens e como isso repercute no meio ambiente e na vida das comunidades afetadas ganharão destaque.

Participam do debate representantes do Movimento de Atingidos por Barragens - MAB; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA; Conselho Pastoral dos Pescadores - CCP; Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais – AATR, O grupo ambientalista GERMEN  (uma das mais antigas e expressivas organizações não-governamentais de defesa do meio ambiente na Bahia).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Unijorge. A atividade garante certificado de participação de 4h.

Intolerância religiosa

Logo mais à noite, às 19h, será a vez do auditório Zélia Gattai sediar o 23ª Diálogos Sociojurídicos – com o tema: Intolerância Religiosa. Nesta edição, o encontro traz representantes da Igreja Evangélica, Igreja Católica, Religiões de Matrizes Africanas, além do Ministério Público Estadual - MPE e Defensoria Pública do Estado – DPE, para discutirem a importância do respeito aos cultos religiosos e do diálogo entre as diferentes religiões.

“Um encontro com o objetivo de reunir representantes de diferentes segmentos sociais, poder público, estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral para ampliar a compreensão dos alunos sobre determinados temas e fenômenos sociais que proporcionam seu crescimento acadêmico e pessoal”, explica a profa. Dra. Maria Fátima Cardoso, professora do curso de Direito e organizadora dos eventos.

Interessados em participar do 23º Diálogos Sociojurídicos – Intolerância Religiosa também podem fazer as inscrições pelo site da Unijorge e receberem certificado de participação no evento.