É amanhã – Maratona de Inovação reúne projetos, soluções e ideias na UJ

É amanhã – Maratona de Inovação reúne projetos, soluções e ideias na UJ
É amanhã, comunidade Unijorge! Professores, mentores, estudantes e colaboradores já estão a postos para iniciar a Maratona de Inovação UJ 2019. Durante todo o dia, a Sala de Metodologia Ativa e o auditório Zélia Gattai serão os cenários para o compartilhamento de conhecimento e apresentação de ideias inovadoras. Oito projetos serão desenvolvidos ao longo do dia por 40 estudantes, com a ajuda de professores e mentores.

Ao final da maratona, uma comissão julgadora irá escolher três projetos que serão premiados com bolsas de pós-graduação na UJ (1º lugar), cursos EAD oferecidos pela TORCH Engenharia, parceiro da Maratona ao longo das suas edições (1º e 2º lugar), além de vouchers da Livraria Cultura (2º e 3º lugar).

Para o coordenador do curso de Administração, Constantino Oliveira, já foi o tempo que podíamos falar de organizações dissociadas de conteúdos sobre inovação. De acordo com o professor, hoje é impossível uma empresa manter vantagem competitiva sem se adaptar às constantes mudanças de mercado e de tecnologias, sem a criação e manutenção de produtos, serviços e processos inovadores.

"Nesse sentido, mais do que nunca, os alunos de instituições de nível superior precisam aprender a trabalhar com ferramentas e serem expostos a metodologias que facilitem o seu processo de aprendizagem em ambientes que estão em constantes mutações e necessitam de respostas rápidas e inovadoras. A Maratona de Inovação consegue, através ferramentas “agile”, um grupo qualificado de mentores e um processo de participação coletiva, transformar as ideias e projetos dos seus alunos em planos concretos e palpáveis de produtos, serviços e empreendimentos em um dia intenso de muita troca e aprendizado", destacou o coordenador.

A Maratona de Inovação integra o IV Encontro de Ciência, Tecnologia e Inovação da UJ, que tem por objetivo reunir professores, estudantes, palestrantes convidados, representantes de empresas e expositores para debater e identificar novas tecnologias construtivas, inteligentes, eficientes e sustentáveis, aplicadas às áreas de Administração, Arquitetura & Urbanismo, Engenharias, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É a Unijorge garantindo a excelência multidisciplinar aos seus estudantes e fortalecendo o tripé: Ensino, Iniciação Científica e Extensão.

Confira a programação

07:45 - Credenciamento

08:30 - Abertura

08:40 - Apresentação da dinâmica da Maratona de Inovação

08:55 - Formação de equipes

09:30 - O que é proposta de valor + o que é um Business Model Canvas

10:00 - Preenchimento do Canvas

11:00 - Mentorias BMC + Proposta de Valor

12:00- Como fazer seu Pitch?

12:15 - Almoço

13:15- O que é Validação?

13:30 - Mentoria de Validação

14:15 - Ferramentas tecnológicas para desenvolvimento de soluções